A Força Aérea Brasileira (FAB) foi uma das homenageadas durante cerimônia, realizada nesta sexta-feira (25/11), alusiva ao 12° Aniversário de criação do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA), que tem a atribuição de consolidar a interoperabilidade entre as três Forças Singulares. O evento foi marcado pela entrega da Medalha Mérito EMCFA a nove Organizações Militares, dentre elas a Diretoria de Saúde da Aeronáutica (DIRSA), o Grupamento de Apoio de Brasília (GAP-BR) e o Sexto Esquadrão de Transporte Aéreo (6° ETA), da FAB. Na cerimônia, também foram homenageados 94 militares das Forças Singulares e civis que se destacaram por relevantes serviços prestados ao EMCFA.
A solenidade foi presidida pelo Ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, que falou sobre a data e a importância da Organização Militar para as Forças Armadas. “Tenho a honra de prestigiar esse evento e declarar o profundo orgulho que sinto por estar à frente dos senhores e senhoras neste trabalho. No âmbito do EMCFA, o trabalho é montado para gerar todo o suporte necessário à atuação conjunta das Forças Armadas. São exemplos disso a permanente atualização da política e da estratégia nacional de defesa, o funcionamento de uma acurada estrutura de inteligência, a diplomacia militar, a logística, a mobilização, o serviço militar, a saúde operativa, a tecnologia e a educação militar”, pontuou o Ministro.
O Chefe de Assuntos Estratégicos do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, Tenente-Brigadeiro do Ar Hudson Costa Potiguara, foi um dos homenageados do evento e destacou o sentimento de orgulho em integrar a equipe do EMCFA. “O Estado-Maior Conjunto tem conseguido ano a ano atingir o objetivo de coordenar a interoperabilidade entre as Forças. Não é um trabalho simples e também não é um trabalho que vai acontecer do dia para a noite, mas é notório que a cada ano a gente produz mais e melhor. É uma grande honra e um orgulho imenso prestigiar e ser condecorado nessa cerimônia”, destacou o Oficial-General.
Na ocasião, o Diretor Interino do Hospital de Força Aérea de Brasília, Coronel Médico Jorge Antonio Carvalho Feijo, representou o Diretor da DIRSA, Major-Brigadeiro Médico Cloer Vescia Alves. “A Diretoria se sente muito honrada em participar desse evento e ser agraciada com essa medalha. Com certeza, ao longo desses 12 anos, o EMCFA sempre pôde contar com todos os nossos esforços no que e refere à interoperabilidade entre as Forças. Temos atuado e participado dos momentos mais importantes, como a pandemia de COVID-19, dando o apoio necessário em todas as missões de interesse nacional”, contou o Oficial.
Recebendo sua terceira medalha, a Suboficial Rosilene Caetano da Silva Bentes também foi agraciada na solenidade. “É um momento marcante na carreira de qualquer militar. É uma medalha que com certeza vai fazer um diferencial enorme, porque simboliza tantos anos de serviço e de entrega à Força Aérea e ao País”, concluiu.
Medalha Mérito EMCFA
A condecoração foi instituída pelo Decreto nº 8.554, de 6 de novembro de 2015, e regulada pela Portaria GM-MD nº 5.424, de 27 de outubro de Clique aqui para baixar a imagem original2022, e destina-se a agraciar militares e civis, brasileiros ou estrangeiros, organizações militares e instituições civis nacionais que tenham prestado serviços relevantes ao Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas.
As informações são da Força Aérea Brasileira.
Confira todas as novidades das empresas da BIDS
Fique informado sobre as ações das nossas Forças Armadas e de segurança