Pela segunda vez, o Brasil assume a presidência da Associação Latino-Americana de Centros de Treinamento para Operações de Paz (ALCOPAZ). A cerimônia de transferência da função ocorreu nesta sexta-feira (25), em Buenos Aires, na Argentina, durante a 14ª Reunião Plenária da Assembleia Geral da entidade. Com a mudança, o Brasil consolida-se, cada vez mais, pela sua influência estratégica e pacífica no cenário internacional.
Durante a solenidade, o General de Brigada Jorge Fabián Berredo, do Exército Argentino, transmitiu o cargo de Presidente da Alcopaz ao Subchefe de Operações Internacionais do Ministério da Defesa (MD), Brigadeiro do Ar Alvaro Marcelo Alexandre Freixo. “Somos conscientes de que este complexo processo de educação e preparação que serve a todos os atores envolvidos, militares, policiais e civis, requer um esforço integrado e regional, tudo com o nobre propósito de alcançar a excelência em termos de capacidades operativas requeridas nas Operações de Paz”, assinalou, na ocasião, o Brigadeiro Freixo, em seu discurso de posse.
Brasília 2023
A 14ª Reunião Plenária da Assembleia Geral da ALCOPAZ ocorreu na capital argentina entre os dias 22 e 25 de novembro, tendo como tema central “Meio ambiente e as Operações de Paz”; e contou com a participação de representantes das Forças Armadas de 10 países associados plenos: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Guatemala, México, Uruguai, Paraguai e Peru. Compareceram também à Assembleia representantes de países observadores e integrantes de organizações civis e instituições convidadas.
A delegação brasileira contou com a participação de representantes do Ministério da Defesa (MD), do Estado-Maior do Exército (EME) e dos comandantes do CCOPAB, Coronel Carlos Alberto Moutinho Vaz, e do Centro de Operações de Paz de Caráter Naval (COpPazNav), Capitão-de-Fragata Tarick Turidu da Silva Nunes Taets. Em 2023, a 15ª Reunião Plenária da Assembleia Geral da ALCOPAZ será realizada em Brasília, sob a coordenação do Ministério da Defesa.
Alcopaz
A entidade internacional foi fundada na Argentina, em 2008, com mais de 20 países representantes. Primordialmente, possui como membros os centros de treinamento para missões de paz dos países da América Latina e do Caribe, promovendo capacitações às Forças Armadas, Forças Policiais e Civis que participarão de Operações de Paz sob coordenação da ONU. Sua presidência é transferida a cada ano entre seus associados plenos. A Alcopaz tem contribuído para o fortalecimento do ambiente regional, com o consequente incremento da cooperação entre os países latino-americanos, sendo o Brasil um dos membros associados plenos.
As informações são do Ministério da Defesa.
Confira todas as novidades das empresas da BIDS
Fique informado sobre as ações das nossas Forças Armadas e de segurança