Na noite do dia 8 de setembro, atracou no porto do Centro de Embarcações do Comando Militar da Amazônia (CECMA) o módulo logístico com a tripulação do Centro de Instrução de Transportes, composta por instrutores, monitores e alunos do Curso de Navegação Fluvial. A missão que se iniciou no dia 16 de agosto é uma simulação do trabalho do Comandante de embarcações.
Em um eixo diferente do habitual, os alunos seguiram em direção ao estado do Pará, conduzindo o módulo logístico em períodos diurnos e noturnos. Os alunos se revezaram nas diversas funções e realizaram todos os trabalhos do tripulante, do condutor e do comandante do módulo logístico, sob a supervisão da equipe do Centro de Instrução de Transportes.
Durante a viagem, foram realizadas três avaliações e os alunos navegaram por rios da Amazônia, do Pará e do Amapá, sendo capacitados a conduzir embarcações de grande porte em toda a região.
O Curso também contou com a primeira aluna do segmento feminino, a Terceiro-Sargento Gois, integrante do CECMA, e um militar da Guiana. O Tenente-Coronel Anderson Siqueira da Silva, Comandante e Diretor de Ensino do CECMA, e o Subtenente Lúcio Mauro La Roque Dias, Adjunto de Comando, acompanharam a chegada e parabenizaram a toda a equipe pelo bom cumprimento da missão.
Reação rápida
O 51º Batalhão de Infantaria de Selva foi designado como unidade sede para o preparo de uma Companhia de Reação Rápida, a fim de integrar o Sistema de Prontidão de Capacidade de Manutenção da Paz das Nações Unidas, para futuro emprego de tropa especializada em ambiente operacional de selva em missões estabelecidas pela ONU.
A Companhia de Reação Rápida está constituída por 180 militares das organizações militares da 23ª Brigada de Infantaria de Selva, Hospital Geral de Belém e Hospital de Guarnição de Marabá. Desse efetivo, destaca-se a participação de 15 militares do segmento feminino em funções de combate e apoio ao combate.
As atividades foram iniciadas no dia 15 de agosto, com a concentração de todos os militares em Altamira. Desde então, foram realizadas diversas instruções preparatórias para o emprego de tropa em operações das Nações Unidas. Dentre as instruções, destacaram-se as atividades que envolveram questões humanitárias, exercícios de tiro, regras de engajamento, primeiros socorros, operações mecanizadas, operações em ambiente urbano e operações fluviais.
No período de 12 a 23 de setembro, a Companhia de Reação Rápida passará por um período de certificação a cargo de militares do Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil. Nessa fase, serão realizados os Exercícios Básico e Avançado de Operações de Paz na região amazônica, encerrando o ciclo preparatório no corrente ano.
As informações são do Exército Brasileiro.
Confira todas as novidades das empresas da BIDS
Fique informado sobre as ações das nossas Forças Armadas e de segurança