A Força-Tarefa Afonsos, com base no 25º Batalhão de Infantaria Paraquedista, participou da Operação Agulhas Negras 2022. O treinamento ocorreu no Campo de Instrução da Academia das Agulhas Negras, na cidade de Resende (RJ), de 12 a 14 de setembro.
Após o aprestamento, a Força-Tarefa Afonsos seguiu para o aeródromo de embarque de Afonsos e realizou o salto na zona de lançamento Nova Dutra. Feita a reorganização do escalão de assalto, a Força-Tarefa seguiu em marcha para o combate pelos Eixos de Progressão Berço, realizando um ataque noturno para conquistar, sucessivamente, os objetivos Oscar Uno, Dois e Três, impostos pela 2ª Divisão de Exército.
Durante 72 horas, diversas ações subsequentes foram realizadas na manutenção na cabeça de ponte aérea, na Região de Cotas Gêmeas e Vau da Casa. Após intensas missões na manutenção da cabeça de ponte aérea, a Força-Tarefa Afonsos realizou a junção e foi substituída.
Reação rápida
O 51º Batalhão de Infantaria de Selva foi designado como unidade sede para o preparo de uma Companhia de Reação Rápida, a fim de integrar o Sistema de Prontidão de Capacidade de Manutenção da Paz das Nações Unidas, para futuro emprego de tropa especializada em ambiente operacional de selva em missões estabelecidas pela ONU.
A Companhia de Reação Rápida está constituída por 180 militares das organizações militares da 23ª Brigada de Infantaria de Selva, Hospital Geral de Belém e Hospital de Guarnição de Marabá. Desse efetivo, destaca-se a participação de 15 militares do segmento feminino em funções de combate e apoio ao combate.
As atividades foram iniciadas no dia 15 de agosto, com a concentração de todos os militares em Altamira. Desde então, foram realizadas diversas instruções preparatórias para o emprego de tropa em operações das Nações Unidas. Dentre as instruções, destacaram-se as atividades que envolveram questões humanitárias, exercícios de tiro, regras de engajamento, primeiros socorros, operações mecanizadas, operações em ambiente urbano e operações fluviais.
No período de 12 a 23 de setembro, a Companhia de Reação Rápida passará por um período de certificação a cargo de militares do Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil. Nessa fase, serão realizados os Exercícios Básico e Avançado de Operações de Paz na região amazônica, encerrando o ciclo preparatório no corrente ano.
As informações são do Exército Brasileiro.
Confira todas as novidades das empresas da BIDS
Fique informado sobre as ações das nossas Forças Armadas e de segurança