O Exército recebeu da Iveco o primeiro lote de veículos Iveco LMV-BR. A entrega inicial contemplou nove unidades de um total de 32. O modelo é chamado oficialmente de Viatura Blindada Multitarefa Leve de Rodas (VBMT-LSR) 4×4.
“O LMV-BR é peça-chave do programa Guarani, que tem o objetivo de modernizar a frota de viaturas blindadas 4×4, 6×6 e 8×8 das forças terrestres”, afirma Humberto Spinetti, diretor da divisão Iveco de veículos de defesa para a América do Sul.
Desde meados da década passada, o Exército Brasileiro manifestava interesse na possível aquisição de um blindado 4X4. A intenção é adquirir um total de 186 unidades, sendo 32 em um primeiro momento, por compra direta, via importação, e mais dois lotes de 77 veículos, montados no Brasil e com aumento gradativo da nacionalização de seus componentes.
O LMV-BR tem 5,50 m de comprimento, 2,05 m de largura e 1,95 m de altura e pesa em torno de 6,5 toneladas. É equipado com Sistemas de Armas e Sistemas de Comando e Controle, e usa sistema Run-Flat, que permitem ao veículo se mover mesmo com os pneus completamente vazios.
A Iveco informa que já produziu mais de 4 mil unidades do veículo, que já foi adotado por países que fazem parte da Otan, entre eles Itália, Espanha, Bélgica, Áustria, Inglaterra e Noruega. Foi utilizado também em missões no Afeganistão, Líbano, Kosovo e Chade.
Ele recebe proteção balística e contra minas. Usa motor FPT a diesel de 190 cavalos, recebe transmissão automática de seis marchas e controle eletrônico de estabilidade.
Confira todas as novidades das empresas da BIDS
Fique informado sobre as ações das nossas Forças Armadas e de segurança