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NOTÍCIAS

Entrevista – Mostra BID e SEPROD: sinergia em prol da Defesa

Nesta entrevista, o Secretário de Produtos de Defesa (SEPROD), Tenente-Brigadeiro do Ar Heraldo Luiz Rodrigues, fala sobre o papel estratégico da instituição no fortalecimento da Base Industrial de Defesa. Ele aborda os desafios enfrentados pela indústria, como a...

Assinatura de ordem de serviço dá início à implantação do campus do ITA no Ceará

Nesta quinta-feira (19), o Ministro da Defesa, José Mucio Monteiro, assinou a ordem de serviço para a primeira etapa da implantação do campus do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) no Ceará. A solenidade, realizada no Palácio da Abolição, em Fortaleza, marca o...

Brasil e EUA debatem melhoria regulatória, facilitação do comércio e parcerias em alta tecnologia

Missão aos Estados Unidos reúne autoridades, área técnica e setor empresarial para avançar nas relações comerciais entre os dois países Ampliação do comércio bilateral, redução de barreiras, melhoria regulatória e fortalecimento de parcerias industriais em alta...

Acordo incentiva micro e pequenas empresas do Norte e Nordeste a ampliar exportações

Convênios entre ApexBrasil, Sebrae e entidades setoriais chegam a R$ 537 milhões para 19 mil empresas; Alckmin destaca as demais iniciativas para incentivar exportações no Brasil Acordo entre ApexBrasil, Sebrae e entidades setoriais, assinado nesta terça-feira (17),...

FAB participa do XLVIII Comitê do SICOFAA

Evento foi realizado no Panamá entre os dias 10 e 12/09 A Força Aérea Brasileira participou do XLVIII Comitê do Sistema de Cooperação entre as Forças Aéreas Americanas (SICOFAA) e da Inicial Planning Conference (IPC) do Exercício COOPERATION X, realizada na Cidade do...

Operação Vulcão realiza destruição de armas e munições em todo o Brasil

Fiscalização de Produtos Controlados A Diretoria de Fiscalização de Produtos Controlados realizou a Operação Vulcão, destinada a destruir armas e munições apreendias em processos judiciais e que não interessam mais à persecução penal. Entre os meses de junho e agosto...

COMAE, um precursor da Inteligência Artificial (IA) na FAB

A aplicação dessa tecnologia permite análises preditivas e simulações que tornam as operações mais ágeis e eficientes A Força Aérea Brasileira (FAB) sempre esteve na vanguarda da inovação tecnológica, e o Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE) é um exemplo dessa...

Brigada de Infantaria Blindada adestra sua Força de Prontidão

No período de 26 de agosto a 6 de setembro de 2024, a Força de Prontidão (FORPRON) da 6ª Brigada de Infantaria Blindada realizou a Operação Minuano, como parte da preparação para a certificação de suas tropas, a ser realizada no final do mês de outubro, no Campo de...

Marinha recebe novos certificados da ONU por excelência em treinamento para missões de paz

Reconhecimento internacional destaca o trabalho do Centro de Operações de Paz e Humanitárias de Caráter Naval no treinamento de militares e civis O Centro de Operações de Paz e Humanitárias de Caráter Naval (COpPazNav), uma referência internacional no preparo de...

Arsenal de Guerra conclui Estágio de Manutenção de Morteiros

No dia 6 de setembro, ocorreu no Arsenal de Guerra do Rio o encerramento do Estágio de Manutenção de Morteiros para militares de diversas regiões do Brasil. Com a duração de três semanas, o Estágio capacita especialistas em material bélico quanto aos procedimentos...

Atualmente, o transporte de cargas é dependente do modal rodoviário. A frota de veículos no Brasil chegou em 2020 a 107,2 milhões de veículos. Já o tipo de transporte portuário movimentou 1,2 bilhão de toneladas de cargas diversas em 2021 – o que representa crescimento de 4,8% em relação a 2020.

Embora normalmente demore mais tempo para que a carga chegue, com o transporte portuário, o custo do frete e dos produtos transportados por longas distâncias é barateado, conforme aponta estudo do Observatório Nacional de Transporte e Logística (ONTL).

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O estudo mostrou que, para movimentar aproximadamente 38 mil TEUs (unidade de medida), ao longo de um determinado período, entre os portos de Suape (PE) e Santos (SP), são necessários 14 navios com um custo estimado em R$ 88 milhões. Por rodovia, o mesmo volume de carga demandaria 20 mil caminhões e custaria 400% a mais.

Também é uma oportunidade para embarcadores de pequenos volumes usufruir da cabotagem via embarque fracionado (compartilhamento de espaço com outros embarcadores)

Os benefícios do modal vão de equipamentos (Container) viabilizam embarques dos mais diversos tipo de mercadoria, pacote de serviço “porta-a-porta” que contempla toda a infraestrutura necessária (coleta, estufagem/desova, entrega) similar ao modelo rodoviário até uma cobertura de atendimento nas principais rotas Sul-Sudeste para Nordeste-Norte”, explica o diretor executivo da Costa Brasil, Marcio Salmi.

Outros benefícios do transporte portuário são:

  • menor custo do frete
  • menor índice de avarias e roubos
  • redução valor do seguro
  • transporte em lotes
  • redução emissão CO2
  • Tempo livre de armazenagem

Impactos ambientais

Um relatório publicado pela Agência Europeia de Segurança Marítima revela que os navios produzem 13,5 % de todas as emissões de gases com efeito de estufa dos transportes, um valor inferior ao das emissões dos transportes rodoviários (71 %) e da aviação (14,4 %).

Já as emissões de dióxido de enxofre (SO2) dos navios que fazem escala nos portos atingiram cerca de 1,63 milhões de toneladas até o último levantamento, em 2019, um valor que irá diminuir ainda mais nas próximas décadas, graças a regras e medidas ambientais mais rigorosas.

Diferentemente do transporte rodoviário, a cabotagem diminui, cada vez mais, o impacto ambiental: o meio é o que menos produz gás carbônico à atmosfera.

De acordo com o Ministério da Infraestrutura, a navegação por cabotagem cresceu 5,6% em 2021 na comparação com o ano anterior.

“Essa nova lei estimula ampliação de rotas e aumento de frequência (saídas semanais), impulsionando maior fluxo de conversão de carga para o modal. Com isso, provavelmente terá uma redução no frete por causa da maior capacidade”, diz Marcio Salmi.

A expectativa, agora, é para ver como o modal se comporta em 2022, primeiro ano em vigor da lei que estimula a navegação entre portos brasileiros.

Fonte: Defesa em Foco

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