O Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), localizado em São José dos Campos (SP), recebeu a visita do Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, além de Oficiais-Generais e Oficiais para acompanhamento de projetos ligados às áreas de ciência e tecnologia.
Na ocasião, a comitiva foi recebida pelo Diretor-Geral do DCTA, Tenente-Brigadeiro do Ar, Maurício Augusto Silveira de Medeiros e, logo pela manhã, as atividades planejadas tiveram início com uma visita ao Memorial Aeroespacial Brasileiro (MAB) e posterior apresentação do Diretor-Geral para tratativas sobre o Programa Espacial e o Planejamento Orçamentário anual.
Conforme o Diretor-Geral do DCTA, o objetivo da visita foi de garantir o alinhamento estratégico entre o EMAER e o DCTA, a fim de identificar se a governança exercida pelo EMAER, principalmente nos projetos a cargo do DCTA, está de acordo com as expectativas e cronogramas estabelecidos. “Tudo isso irá garantir a perfeita gestão desses projetos”, pontuou.
Após o almoço, as autoridades presentes seguiram para o Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), onde assistiram a uma apresentação referente aos projetos desenvolvidos na Unidade, como o Veículo Lançador de Microssatélites (VLM-1) e o projeto IFFM4BR. Na oportunidade, a comitiva também conheceu a Divisão de Integração e Ensaios e o Laboratório de Ensaios em Propulsão (LEPR), que exerce papel fundamental no contexto do desenvolvimento de motores-foguete a propelente líquido e híbrido, uma vez que ele possibilita a comparação de resultados teóricos com observações empíricas.
A programação teve continuidade no Instituto de Estudos Avançados (IEAv), onde a comitiva visitou o Laboratório de Separação Isotópica a Laser (LASIL) e o Laboratório de Sensores a Fibra Óptica (LSFO), além da Divisão de Aerotermodinâmica e Hipersônica.
Posteriormente, no Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI), as autoridades foram recebidas pelo Diretor do Instituto para uma apresentação acerca da certificação, produção e andamento dos contratos de Offset dos dois principais vetores estratégicos do Comando da Aeronáutica, que são o F-39 Gripen e o KC-390 Millenium. Além disso, tratou-se do Sistema de Metrologia Aeroespacial (SISMETRA) e sua importância para a manutenção da confiabilidade e rastreabilidade metrológica no Comando da Aeronáutica (COMAER).
Seguindo para a parte final das atividades planejadas, a comitiva se deslocou ao Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo (IPEV) para conhecerem o simulador, ferramenta utilizada no Curso de Ensaios em Voo, bem como na preparação dos equipamentos para campanhas de ensaios.
O Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica falou sobre a importância da visita a um dos maiores pólos industriais do país. “Nós somos a Organização de Direção-Geral da Força Aérea Brasileira e eu digo sempre que esse G, de ‘Geral’, também é de ‘Governança’. Nossa atividade aqui, além de rever os institutos do DCTA, teve como foco identificarmos os produtos e projetos que são de real interesse da FAB, pois estamos trabalhando, dentro do Estado-Maior, para apoiar essas iniciativas”, concluiu.
As informações são da Força Aérea Brasileira.
Confira todas as novidades das empresas da BIDS
Fique informado sobre as ações das nossas Forças Armadas e de segurança