O Centro de Coordenação de Operações Logísticas do Comando Logístico (CCOp Log/COLOG) participou do Planejamento Estratégico Combinado do Exercício PANAMAX, na cidade de San Antonio, Texas, EUA. Esse tradicional exercício consiste em uma simulação de defesa da região do Canal do Panamá e ocorrerá de 1° a 12 de agosto deste ano, em diferentes locais nos Estados Unidos.
A fase de planejamento reuniu representantes do Brasil, da Argentina, do Chile, da Colômbia, do Equador, dos Estados Unidos, do Peru e da República Dominicana, em um Grande Comando Conjunto Multinacional, dirigido pelo Comandante do Army South (sediado em San Antonio). O método para a solução de problemas utilizados foi o Joint Operation Planning Process, que possui as seguintes fases: iniciação, análise da missão, desenvolvimento das linhas de ação, análise e comparação das linhas de ação, aprovação e emissão dos planos ou desenvolvimento de ordens.
Esse processo foi conduzido de forma acelerada, em uma semana, para fornecer às forças componentes singulares os Planos Estratégicos Conjuntos e a Intenção do Comandante, de forma a resolver uma crise fictícia de segurança. A força terrestre componente, equivalente a uma divisão de exército, é comandada por um general brasileiro e tem brasileiros em todas as atribuições de seu estado-maior, além de outros militares na força conjunta de operações especiais e na direção do exercício.
Tiro das Armas Coletivas
Na semana passada, militares do 59º Batalhão de Infantaria Motorizado participaram do Tiro das Armas Coletivas, realizado no Campo de Instrução Marechal Newton Cavalcanti, em Recife.
Na oportunidade, os militares realizaram os tiros com a Metralhadora .50, Metralhadora MAG calibre 7,62 milímetros e Morteiro 81 milímetros. A atividade serviu para elevar o nível de operacionalidade do batalhão, e desenvolver atributos da área afetiva, como a tenacidade, a rusticidade e o espírito de corpo.
Sob a coordenação da 10ª Brigada de Infantaria Motorizada, o exercício capacita as frações militares para o uso de armamentos de uso coletivo nos Pelotões de Infantaria.
Estiveram presentes no exercício o Comandante da 10ª Brigada de Infantaria Motorizada, General de Brigada André Luiz Aguiar Ribeiro, o Comandante do 59º Batalhão de Infantaria Motorizado, Coronel Rodrigo de Almeida Paim, o Adjunto de Comando do Batalhão, Subtenente Wallace Cavalcanti de Almeida, integrantes do estado-maior da Brigada e comandantes de outras organizações militares envolvidas na atividade.
As informações são do Exército Brasileiro.
Confira todas as novidades das empresas da BIDS
Fique informado sobre as ações das nossas Forças Armadas e de segurança