O Organismo de Certificação de Produtos (OCP) e Organismo de Certificação Designado (OCD) da ABIMDE (Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança) recebeu, na última quarta-feira (22), uma Visita de Avalição Técnica (VAT) promovida por militares integrantes da Diretoria de Fiscalização de Produtos Controlados (DFPC).
Durante a VAT, a equipe acompanhou os procedimentos adotados pela OCP da ABIMDE e atestou a qualidade dos serviços.
“Aproveitamos a oportunidade para ouvir as orientações dos oficiais da DFPC e mostrar que estamos cumprindo na íntegra a Portaria Nr 189 – EME, de 18 de agosto de 2020 ”, comentou o Coordenador de Certificação OCP/OCD da ABIMDE, Coronel Marcio Schiavon.
Desde 2021, a ABIMDE é acreditada pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) e designada pela Diretoria de Fiscalização de Produtos Controlados para certificação de produtos controlados. Entre os produtos que podem ser certificados pela entidade estão armas de fogo, munições, coletes e capacetes balísticos, blindagens automotivas, armas e munições menos letais, espargidores de pimenta, explosivos e pirotécnicos.
A VAT integra procedimentos que atendem às exigências da Portaria 189-EME/2020, que trata da certificação de produtos controlados, e também cumpre exigências das regulamentações compulsórias pela Diretoria de Fiscalização de Produtos Controlados (DFPC) e Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).
A partir de setembro deste ano, haverá a obrigatoriedade de certificação no Brasil dos Produtos Controlados pelo Exército (PCE) importados.
Fonte: ABIMDE