O Comandante da Força Aérea Brasileira (FAB), Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior, esteve na Guatemala para representar o Brasil na 62ª Conferência dos Comandantes das Forças Aéreas Americanas (CONJEFAMER), que se encerrou no último sábado (18). Este ano, a CONJEFAMER reuniu representantes de 23 países, além de integrantes da Junta Interamericana de Defesa (JID) e da Academia Interamericana de Forças Aéreas (IAAFA).
O objetivo da Conferência é fomentar a cooperação e o apoio mútuo entre as Forças Aéreas Americanas, principalmente para o planejamento de Operações Aéreas em apoio às nações que necessitem de ajuda imediata em virtude de desastres naturais, como terremotos, enchentes, incêndios de grandes proporções, erupções vulcânicas e tsunamis.
Reuniões plenárias e bilaterais
Os representantes se reuniram, na quinta-feira (16/06), em sessões plenárias e reuniões bilaterais, para discutir as normas da conferência, os próximos ciclos do evento e estatutos. Os acordos discutidos durante as reuniões bilaterais serão firmados para serem aplicados em prol da ajuda Clique aqui para baixar a imagem originalhumanitária em situações de desastres naturais. Na ocasião, o Brasil realizou reuniões bilaterais, por exemplo, com Bolívia, Canadá e Estados Unidos.
De acordo com o Oficial de Enlace do SICOFAA, Coronel Aviador Bruno Pedra, entre os temas abordados no evento estão a realização do Exercício COOPERACIÓN XI no Brasil, em 2026, e a aprovação dos anexos Espacial e Médico do Manual de Operações para Ajuda Humanitária do SICOFAA.
Homenagens
O Sargento Marques, que foi eleito o Especialista em Comunicações do ciclo 2021 – 2022, foi um dos militares brasileiros que tiveram seu trabalho e dedicação reconhecidos. O militar, que estava no evento, falou sobre o recebimento do prêmio. “Fico muito lisonjeado com o prêmio, principalmente por estar representando o nosso País e o nosso grupo de especialistas em Comunicações. Isso só me motiva a continuar mantendo a nossa Estação e a nossa Força Aérea no mais alto nível”, pontuou.
O Brigadeiro do Ar Paulo Roberto de Carvalho Júnior, que ocupa o cargo de Delegado no âmbito do SICOFAA, também comentou sobre a homenagem. “Tivemos a honra de acompanhar a entrega ao Sargento Marques do distinto prêmio ECO do ciclo de 2021 – 2022. Como o Comandante da Aeronáutica disse, ver o militar que representa a Força Aérea com tanto empenho e dedicação receber esse prêmio nos encheu de orgulho”, destacou o Oficial-General.
Na CONJEFAMER deste ano, a Estação de Comunicações do Brasil ainda ganhou o prêmio de mais eficiente do Sistema de Informática e Telecomunicações das Forças Aéreas Americanas (SITFAA), cuja placa foi entregue ao Tenente-Brigadeiro Baptista Junior.
SICOFAA
Criado com o objetivo de promover-te-ás a troca de experiências, conhecimentos e treinamentos que permitam o fortalecimento das capacidades operacionais e profissionais de seus integrantes, o SICOFAA, atualmente, é composto por 21 países, incluindo o Brasil. O Sistema funciona como uma organização apolítica e voluntária, cuja missão é dar suporte às necessidades de seus membros, além de construir laços de cooperação mútua e de interoperabilidade que garantam a eficácia em responder a uma situação de emergência de forma combinada, atendendo às intenções diplomáticas entre os países.
A ideia de reunir as Forças Aéreas Americanas surgiu em 1961, quando os quatorze comandantes fundadores do SICOFAA participaram da 1ª CONJEFAMER. Assim, o dia 16 de abril de 1961, data da realização da 1ª CONJEFAMER, tornou-se o dia do SICOFAA.
As informações são da Força Aérea Brasileira.
Confira todas as novidades das empresas da BIDS
Fique informado sobre as ações das nossas Forças Armadas e de segurança