Na manhã do dia 27 de maio, ocorreu a solenidade de encerramento do Estágio de Técnicas e Táticas e Procedimentos com a Lancha Guardian 25, realizado no Centro de Embarcações do Comando Militar da Amazônia (CECMA).
Concluíram o curso 14 estagiários de diversas organizações do Comando Militar da Amazônia (CMA). Durante duas semanas, esses militares receberam instruções teóricas e práticas sobre o emprego das técnicas de navegação fluvial, de equipamentos de auxílio à navegação e comunicações, navegação tática fluvial, de manutenção da embarcação Guardian 25 e executaram operações ribeirinhas.
Nesse contexto, o estágio teve por finalidade habilitar os militares a ocuparem os cargos e a desempenhar a função de piloto de lancha tática Guardian 25, meio utilizado no Comando Militar da Amazônia.
O Comandante do Centro de Embarcações, Tenente-Coronel Anderson Siqueira da Silva, presidiu a solenidade de encerramento do curso acompanhado de seu Adjunto de Comando, Subtenente Lúcio Mauro La Roque Dias.
Exercício combinado
No período de 21 a 26 de maio, a Equipe de Coordenação e Ligação do Exercício CORE 22 (Combined Operation and Rotation Exercises 22), chefiada pelo Coronel Alessandro Paiva de Pinho, do Comando de Operações Terrestres, acompanhou as atividades do Exercício ARATU VII, visando à preparação das tropas da 12ª Brigada de Infantaria Leve (Aeromóvel) para a realização do adestramento combinado com os militares do Exército dos Estados Unidos da América (EUA), a ocorrer em agosto, no Centro Conjunto de Preparação e Treinamento do Exército dos EUA (JRTC, sigla em inglês), em Fort PoIk, Louisiana.
A Equipe de Coordenação e Ligação tem a finalidade de proporcionar a melhor estrutura e apoio necessários para as tropas da 12ª Brigada de Infantaria Leve (Aeromóvel). Durante a ARATU VII, os integrantes da equipe participaram de vários eventos, como a Análise Pós-Ação das missões realizadas pela tropa, a preparação do assalto aeromóvel e do Exercício de Tiro Real de Fração. Ainda, acompanharam a comitiva de oficiais norte-americanos pertencente ao 2° Batalhão do 506° Regimento de Infantaria (White Currahee) e à Embaixada Norte-americana, que puderam presenciar o treinamento do efetivo brasileiro.
O Exercício CORE é resultado de um programa de cooperação assinado entre Brasil e os EUA, que estipulou a realização de exercícios bilaterais anuais até o ano de 2028. Por meio dessas atividades, as tropas dos dois países compartilham experiências de combate e trocam conhecimentos sobre doutrina, táticas, técnicas e procedimentos operativos.
As informações são do Exército Brasileiro.
Confira todas as novidades das empresas da BIDS
Fique informado sobre as ações das nossas Forças Armadas e de segurança