O 12° Batalhão de Infantaria Leve de Montanha (12º BIL Mth) conduziu dois turnos do Estágio Básico do Combatente de Montanha (2022/03 e 2022/04), no período de 2 a 13 de maio, para o seu efetivo variável. As instruções ocorreram, em uma primeira fase, nas instalações do aquartelamento e, em seguida, no Campo Escola de Montanhismo (CEMONTA), localizado na Serra da Piedade, município de Caeté.
Alcançado o objetivo da missão, os novos escaladores militares têm, à frente, a solenidade de entrega do “gorro cinza”. Essa peça faz parte do uniforme daqueles que venceram as pedras, conheceram o sabor dos ventos e estão capacitados, as técnicas aprendidas, a operar em ambiente de montanha.
Boina Cinza
O 12º Batalhão de Infantaria Leve de Montanha (12º BIL Mth) conduziu a Operação Boina Cinza, acampamento da Instrução Individual Básica para os Soldados incorporados no corrente ano. O exercício ocorreu entre os dias 11 e 14 de abril no Centro de Instrução Duque de Caxias, localizado no município de Jaboticatubas-MG e teve como objetivos, dentre outros, aprimorar o desenvolvimento do valor moral e de atributos da área afetiva, como iniciativa, camaradagem, flexibilidade, resistência, rusticidade e perseverança.
Os soldados participaram de diversas instruções nos períodos diurno e noturno, tais como: pistas de orientação; pistas de progressão em combate; pista de primeiros-socorros; tiros de ação reflexa; sobrevivência e transposição de curso d’água.
A Operação Boina Cinza logrou pleno êxito e os recrutas agora se preparam para o período de qualificação, próximo passo na formação do militar reservista de primeira categoria.
As informações são do Exército Brasileiro.
Confira todas as novidades das empresas da BIDS
Fique informado sobre as ações das nossas Forças Armadas e de segurança