Militares do Brasil e da França participaram, no período de 16 a 18 de maio, da XVª Reunião entre os Estados-Maiores de Defesa. O principal objetivo do evento, que aconteceu na sede do Ministério da Defesa francês, em Paris, foi debater o Plano de Cooperação Bilateral entre as Forças Armadas dos dois países para o biênio 2023 e 2024.
Ainda no âmbito da cooperação militar, foram firmados entendimentos nas áreas de ensino militar, logística, pessoal, defesa cibernética, operações combinadas, assistência hospitalar a comunidades ribeirinhas e intercâmbios, entre outros.
Para o Subchefe de Assuntos Internacionais do Ministério da Defesa (MD), General de Brigada Sérgio Rezende de Queiroz, o encontro propiciou a discussão de temas estratégicos na área de Defesa de interesse comum para a cooperação entre as Forças Armadas de ambos países.
“O encontro proporcionou a manutenção de sólidos laços de amizade e parceria, além da troca de experiências em diversas áreas militares, intensificando, ainda mais, as relações entre Brasil e França”, acrescentou o General.
Elon Musk
Na última sexta-feira (20), o Ministro da Defesa, Paulo Sérgio, participou do evento “Conecta Amazônia”, realizado em São Paulo, e promovido pelo Ministério das Comunicações. No encontro, esteve presente o Presidente da República, Jair Bolsonaro, e o empresário Elon Musk, além de outras autoridades do Governo Federal. Foram abordados temas como os projetos de proteção da Amazônia, conectividade e inovação.
O Ministro destacou o papel da Defesa e das Forças Armadas na execução de diversas ações para monitoramento e proteção da Amazônia. Além disso, as Forças cooperam para o desenvolvimento econômico e social sustentável da região, com ênfase em dois pilares: a proteção do meio-ambiente e o apoio à população amazônica.
“Cerca de 35 milhões de brasileiros habitam o que se denomina Amazônia Legal. No Ministério da Defesa, profissionais dedicados, civis e militares, trabalham no sentido de ampliar a atuação do Estado brasileiro em regiões estratégicas, como a Amazônia,” ressaltou.
Na ocasião, Elon Musk foi condecorado com a medalha Ordem do Mérito da Defesa – Grau de Comendador.
Ação na Amazônia
A Operação Gota, iniciativa interministerial envolvendo as pastas da Defesa e da Saúde, prosseguiu nesta quarta-feira (18) com o início de sua terceira fase abrangendo, desta vez, a região do Médio Rio Solimões. Ao todo, serão 19 dias de vacinação contra doenças imunopreveníveis da população brasileira localizada em áreas de difícil acesso, como comunidades ribeirinhas, rurais e indígenas. Nesta fase, a previsão é de atendimento de 5.381 pessoas em cinco municípios e 47 aldeias, com a aplicação de 9.104 doses de vacinas.
A Operação Gota conta com suporte logístico das Forças Armadas para que os profissionais de saúde possam chegar aos locais mais afastados. São 170 militares da Aeronáutica envolvidos e três modelos de aeronaves: H-60 Black Hawk (helicóptero), C-105 Amazonas e C-98 Caravan. A missão de apoio é dividida em dez etapas e ocorre entre os meses de março e setembro deste ano, sob a responsabilidade da Coordenação Geral do Programa Nacional de Imunizações (PNI/MS).
As informações são do Ministério da Defesa
Confira todas as novidades das empresas da BIDS
Fique informado sobre as ações das nossas Forças Armadas e de segurança