As organizações militares da 12ª Brigada de Infantaria Leve (Aeromóvel) – 12ª Bda Inf L (Amv) – passaram por um apronto operacional no dia 28 de abril, por ocasião da visita do Comandante da 2ª Divisão de Exército (2ª DE), General de Divisão Luís Cláudio de Mattos Basto, e do Adjunto de Comando da 2ª DE, Subtenente Arrenildo Vane da Silva. Com o apronto, o General Basto verificou a capacidade de mobilização e aprestamento das tropas que compõem a Força-Tarefa Aeromóvel Bandeirantes.
Foi a primeira visita do atual do comandante da 2ª DE à sede da Brigada Aeromóvel, o que proporcionou ao comando uma visão detalhada da capacidade logística e de emprego operacional imediato, assim como do aparato bélico e dos recursos humanos das tropas da brigada. Foram verificados todos os meios orgânicos operacionais e logísticos que tornam a Brigada Aeromóvel uma Força de Emprego Estratégico do Exército Brasileiro, apta a ser empregada rapidamente em qualquer ponto do território nacional.
Estiveram presentes o Comandante da 12ª Bda Inf L (Amv), General de Brigada Rodrigo Ferraz Silva, seu adjunto de comando, o estado-maior e todos os comandantes das organizações militares da 12ª Bda Inf L (Amv).
Lançamento de cargas
No período de 18 a 26 de abril, o Curso de Dobragem, Manutenção de Paraquedas e Suprimento pelo Ar (Curso DoMPSA) do Centro de Instrução Paraquedista General Penha Brasil, em conjunto com o Batalhão DoMPSA, participaram da Fase 2 do Exercício Técnico OPFM KC-390 da Força Aérea Brasileira (FAB), em Campo Grande (MS), com a realização de lançamentos de carga.
O Exercício Técnico OPFM (Operational Familiarization) KC-390, destina-se à capacitação de pilotos e mestres de carga por parte da Embraer, após o recebimento da aeronave KC-390 FAB 2857, que disponibilizará para a FAB as capacidades de reabastecimento em voo, busca e salvamento, evacuação aeromédica, assalto aeroterrestre, infiltração e exfiltração aérea, além do uso de sensores e sistemas de autodefesa da aeronave. A Fase 2 do exercício desenvolveu a capacidade de ressuprimento aéreo, com foco no lançamento de cargas pesadas.
Mulheres
O Centro de Instrução Paraquedista General Penha Brasil, inaugurou, em 25 de abril, o Gabinete Odontológico e a Ala Mulheres Paraquedistas, no Espaço Histórico General Penha Brasil. A Ala Mulheres Paraquedistas tem como objetivo homenagear as mulheres pioneiras dos cursos e estágios de especialização aeroterrestre. A solenidade contou com a presença do antigo Ministro de Defesa do Brasil e eterno Comandante da Brigada de Infantaria Paraquedista, General de Exército Fernando Azevedo e Silva, entre outras autoridades. Seguem as pioneiras:
Curso Básico Paraquedista
Primeiro-Tenente da reserva não remunerada (R2) Ivi Costa dos Santos, primeira oficial; Primeiro-Tenente R2 Paula Raquel da Silva Bittencourt, segunda oficial; Aspirantes-a-Oficial Ana Luiza Santana, Cíntia Silva Vidigal, Giovana Abrão Santos, Fabiana Muzzi Leite, Renata Alves de Lima Capri, Kimberly Galdino Afonso Ferreira, Isabella Silva de Oliveira e Valquíria Letícia Gomes de Mesquita, primeiras da linha bélica da Academia Militar das Agulhas Negras; Segundo-Sargento Lane Carla Alves de Matos, primeira militar de carreira; Terceiro-Sargento Vanessa Martins Félix, primeira militar da Força Área Brasileira no curso, hoje agente da Polícia Rodoviária Federal.
Curso de Mestre de Salto
Terceiro-Sargento Carolina de Sá Martins Ribeiro, hoje Capitão da Polícia Militar do Rio de Janeiro, primeira praça de carreira; e Coronel Yamar Eiras Baptista, primeira oficial de carreira.
Estágio de Salto Livre
Segundo-Sargento Esther Varjão Pinheiro, primeira militar de carreira; e Segundo-Sargento Juliana Rodrigues de Souza, segunda militar de carreira.
Estágio de Mestre de Salto Livre
Segundo-Sargento Juliana Rodrigues de Souza, primeira militar de carreira. Segundo-Sargento Cristina Lopes, primeira integrante do segmento feminino a compor a Formação Básica Paraquedista, como instrutora.
Curso de Dobragem, Manutenção de Paraquedas e Suprimentos pelo Ar (DoMPSA)
Terceiro-Sargento do Exército Brasileiro Gabriela Melo da Silva (DoMPSA de nº 711); e Terceiro-Sargento da Força Área Brasileira Raniele Raica Finatto (DoMPSA de nº 709), pioneiras militares do segmento feminino no Brasil.
Presenças
Além do General de Exército Fernando Azevedo e Silva, Águia Uno 27, Prec nº 181, compareceram à solenidade o Presidente do Superior Tribunal Militar e eterno Comandante da Brigada de Infantaria Paraquedista, General de Exército Luís Carlos Gomes Mattos, Águia Uno 24, Prec nº 124; o antigo integrante do Alto Comando do Exército e eterno Comandante da Brigada de Infantaria Paraquedista, General de Exército Renato César Tibau da Costa, Águia Uno 22 e Prec nº 114; o Diretor de Controle de Efetivo e Movimentações e eterno Comandante da Brigada de Infantaria Paraquedista, General de Divisão Pedro Celso Coelho Montenegro, Águia Uno 33; o Comandante da Brigada de Infantaria Paraquedista, General de Divisão Helder de Freitas Braga, Águia Uno 34; o Comandante nomeado da Brigada de Infantaria Paraquedista e eterno Comandante da Escola de Paraquedistas, General de Brigada Adriano Fructuoso da Costa, Precursor 309; o eterno Comandante da Brigada de Infantaria Paraquedista, General de Brigada José Siqueira Silva, Águia Uno 18; e o eterno Comandante da Brigada de Infantaria Paraquedista, General de Brigada Gilseno Nunes Ribeiro Neto, Águia Uno 20 e Prec nº 84.
As informações são do Exército Brasileiro.
Confira todas as novidades das empresas da BIDS
Fique informado sobre as ações das nossas Forças Armadas e de segurança