No período de 4 a 8 de abril, a Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME) recebeu a comitiva do Command and General Staff College (CGSC) do Exército dos Estados Unidos da América, com a finalidade de promover o intercâmbio de conhecimento e experiências com militares norte-americanos, assim como fortalecer as relações de amizade e de respeito mútuo entre os dois exércitos.
Os oficiais instrutores da ECEME apresentaram a estrutura, missão e peculiaridades do ensino na Escola. Em seguida, oficiais-alunos da ECEME e do CGSC foram integrados em um Estado-Maior Combinado, no escalão Corpo de Exército (C Ex), a fim de participar de um exercício tático.
O exercício de planejamento na carta consistiu no emprego simulado do 5º C Ex, realizando operações no amplo espectro, para a conquista de objetivos de interesse na região do Oeste Paulista e ações de ajuda humanitária na Serra de Paranapiacaba (SP). O exercício foi inteiramente conduzido no idioma inglês, integrando o processo de planejamento brasileiro (PPCOT) com o americano (MDMP) e aperfeiçoando a interação entre os alunos e as duas nações amigas.
Guiana Francesa
No dia 8 de abril, após 8 semanas de treinamento no Centre D’entrainement En Foret Equatoriale (CEFE) dois oficiais do Exército Brasileiro e mais 19 estagiários de dez países diferentes concluíram o Curso Internacional Jaguar, recebendo a insígnia “Chef de section combat forêt” (Chefe da Seção de Combate Florestal), na Guiana Francesa.
Os alunos desenvolveram conhecimentos no combate em selva, por meio de instruções de tiro e de emprego de materiais militares franceses, de combate em ambiente equatorial na Guiana Francesa, de combate em ambiente tropical na Martinica, dentre outras, finalizando com um exercício de síntese dos conhecimentos adquiridos.
Na cerimônia militar de conclusão do curso, realizada no 3e Régiment Étranger d’Infanterie, com a presença do Comandante da Legião Estrangeira, General de Brigada Alain Lardet, o Primeiro-Tenente Bruno de Alcantara Barbosa da Silva, do 1º Batalhão de Infantaria de Selva, e o Primeiro-Tenente Marcos Pinheiro Esteves, do 52º Batalhão de Infantaria de Selva, receberam o brevê de “Jaguar”, símbolo da capacitação como líder de pelotão em combate na floresta equatorial.
O Curso Jaguar contou, ainda, com a presença do Primeiro-Sargento Alexsander Fredo Rodrigues, do Centro de Instrução de Guerra na Selva, que atuou como monitor, ministrando diversas disciplinas de técnicas, táticas e procedimentos específicos de operações na selva.
O centro de treinamento francês destacou o desempenho dos militares brasileiros, tanto na função de instrutor, como na função de estagiário.
As informações são do Exército Brasileiro.
Confira todas as novidades das empresas da BIDS
Fique informado sobre as ações das nossas Forças Armadas e de segurança