O Centro de Avaliações do Exército (CAEx) realizou, entre 7 e 18 de março, uma série de testes do Sistema Transportável para Rastreio de Engenhos em Voo (STREV), em operação conjunta com o Centro de Lançamentos da Barreira do Inferno (CLBI) da Força Aérea Brasileira, em Parnamirim-RN. O sistema encontra-se em fase de implantação.
A obtenção de dados de rastreio de engenhos em voo, como posição, velocidade e aceleração, além do registro de imagens e gravação de vídeos em alta resolução constituem requisito fundamental para apoiar a pesquisa e o desenvolvimento de diversos engenhos e atestar a conformidade de sistemas e materiais de emprego militar.
A operação do STREV proporcionou maior efetividade na missão de rastreio de engenhos complexos, fundamental para o apoio à pesquisa e ao desenvolvimento, e para a avaliação de sistemas e materiais de emprego militar, o que potencializa a capacidade tecnológica e de desenvolvimento de Produtos de Defesa no parque industrial brasileiro.
A atividade contou com a participação de diversos meios operativos da Marinha do Brasil, da Força Aérea Brasileira, do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio Grande do Norte e de empresas da base industrial de defesa e segurança. A iniciativa demonstra a interoperabilidade entre a indústria, as Forças Armadas e as Forças de Segurança.
Novo comandante
Em cerimônia realizada no Clube do Exército, em Brasília, no dia 31 de março, o General de Exército Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira transmitiu o cargo de Comandante do Exército Brasileiro ao General de Exército Marco Antônio Freire Gomes. O evento manteve a tradição da passagem de comando e contou com a presença do Presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, dos comandantes da Marinha do Brasil e da Força Aérea Brasileira, e demais autoridades civis e militares.
Em sua fala de despedida, o General Paulo Sérgio ressaltou a manutenção de sua dedicação à Força por toda a carreira. “A nobreza da vida do soldado é servir a sua pátria. Tomado pelo misto da forte emoção e da satisfação do dever cumprido, chego ao final da minha missão no Exército Brasileiro após 48 anos envergando orgulhosamente a farda do invicto Exército de Caxias. Como se fosse hoje, sinto o mesmo entusiasmo do dia em que cruzei o Portão das Armas da Escola Preparatória de Cadetes do Exército”.
O General Paulo Sérgio também destacou que, com a passagem de comando, entrega uma Força comprometida com a sociedade. “Entrego o comando plenamente realizado como comandante de um exército que tem militares de elevado valor profissional e moral, e que ao povo brasileiro sempre serviu e servirá, mantendo-se a ele unido de forma indissolúvel”.
Já o novo comandante do Exército, General Freire Gomes, frisou que prosseguirá os trabalhos que vinham sendo desenvolvidos na Força. “Minha prioridade será dar continuidade ao excelente trabalho que o General Paulo Sérgio vinha desenvolvendo. Daremos continuidade à nossa tradição operacional, que vem de muito tempo. Posso dizer que estaremos, sim, prosseguindo os projetos do Exército, continuando planejamentos que já foram feitos. Tenho certeza de que continuaremos cumprindo as missões que o Exército necessita bem cumprir”.
O General Freire Gomes também destacou que os brasileiros podem esperar uma Força ainda mais dedicada ao país. “A sociedade pode esperar um Exército comprometido com o desenvolvimento do país, com a garantia dos poderes, com a garantia, principalmente, da nossa soberania. Somos braço forte e mão amiga 24 horas por dia e estamos prontos para ajudar o nosso país”.
O novo Comandante
O General de Exército Freire Gomes exercia o cargo de Comandante do Comando de Operações Terrestres (COTER) em Brasília. Ele nasceu na cidade de Pirassununga, estado de São Paulo, em 31 de julho de 1957, e é filho de Francisco Valdir Gomes e Maria Enilda Freire Gomes. Sua promoção ao posto de General de Exército se deu em 31 de julho de 2018.
Em 1977, o General Freire Gomes ingressou na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), sediada em Resende (RJ), tendo sido declarado Aspirante a Oficial da Arma de Cavalaria em 15 de dezembro de 1980. O General Freire Gomes é casado com a senhora Renata Couto Falcão Gomes. O casal possui dois filhos.
As informações são do Exército Brasileiro.
Confira todas as novidades das empresas da BIDS
Fique informado sobre as ações das nossas Forças Armadas e de segurança