Para promover a capacitação profissional de civis e militares, o Governo Federal lançou, no último dia 25, o Programa Caminho Digital. A iniciativa do Ministério do Trabalho e Previdência conta com a parceria do Ministério da Defesa (MD).
O Programa Caminho Digital tem o objetivo de centralizar e promover as iniciativas de qualificação com foco no desenvolvimento de habilidades digitais e inserção profissional voltados para a Economia 4.0. Pelo programa, mais de 5 milhões de brasileiros serão capacitados. O projeto foi desenvolvido em parceria com a Microsoft Brasil e oferece mais de 40 cursos gratuitos em habilidades digitais.
“A qualidade dos cursos oferecidos e o caráter da gratuidade deste programa criam uma excelente oportunidade para a melhoria da qualificação profissional dos integrantes das três Forças e servidores civis vinculados à pasta da Defesa”, destacou o Ministro da Defesa, Walter Souza Braga Netto, sobre a iniciativa digital.
BIDS
As novas instalações da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados da Justiça Militar (ENAJUM) foram inauguradas, na terça-feira (29), com a abertura do 2º seminário “O Brasil em Transformação”. O evento, realizado de forma presencial, com transmissão ao vivo no YouTube do Superior Tribunal Militar (STM), foi prestigiado pelo Ministro da Defesa, Walter Souza Braga Netto.
O seminário segue com programação estendida até o dia 31 de março. A programação desta quarta-feira (30) contou com a presença do secretário de Produtos de Defesa, Marcos Degaut, que realizou palestra sobre a importância dos projetos estratégicos das Forças Armadas, com destaque para o papel da Base Industrial de Defesa e Segurança (BIDS).
A pasta vem desenvolvendo inovações de cunho estratégico em prol da indústria nacional de defesa brasileira. Dentre os setores prioritários, estão o nuclear, o cibernético e o espacial, os quais são integrados por projetos estratégicos das Forças Armadas. Atualmente, estão em andamento projetos como o Programa de Desenvolvimento de Submarinos da Marinha (Prosub), que prevê a construção de submarinos convencionais e de propulsão nuclear; o veículo blindado Guarani, do Exército Brasileiro, que contempla tecnologia em blindados sobre rodas; e a aeronave KC-390 Millennium, da Força Aérea Brasileira, o maior avião militar produzido no Hemisfério Sul.
A capacidade de desenvolvimento e de comercialização de produtos de Defesa tem consolidado a BIDS como importante vetor de desenvolvimento econômico e social do país. Integrada por cerca de 1.140 empresas, ela representa 4,78% do Produto Interno Bruto (PIB), gerando 2,9 milhões de empregos diretos e indiretos. Em 2021, com recorde histórico, o setor de Defesa superou 1,7 bilhão de dólares na comercialização de produtos para o exterior. Além de contribuir para o aumento das exportações, o setor apoia na retomada da economia e na geração de novos postos de trabalho.
As informações são do Ministério da Defesa.
Confira todas as novidades das empresas da BIDS
Fique informado sobre as ações das nossas Forças Armadas e de segurança