Na última sexta-feira (18), o Ministro da Defesa, Walter Souza Braga Netto, proferiu palestra na Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME), no Rio de Janeiro (RJ). À frente dos debates, o titular da pasta destacou as características da Defesa e a atuação em prol do Brasil.
Segundo o ministro, “a Defesa desempenha sua missão atribuindo prioridade aos setores estratégicos: nuclear, cibernético e espacial”. Para ele, é importante incentivar a população a se envolver nas temáticas da soberania nacional. “É necessário o desenvolvimento de uma mentalidade de defesa na sociedade brasileira”, declarou.
A capacitação foi destinada a oficiais-alunos do Curso de Política, Estratégia e Alta Administração do Exército (CPEAEx) e dos cursos de Comando e Estado-Maior (CCEM) da Força Terrestre, e contou com 323 participantes. Houve, ainda, mesa de debates.
Prestigiaram o evento o Secretário-Geral do Ministério da Defesa, Sérgio José Pereira; o Comandante Militar do Leste, General de Exército José Eduardo Pereira; o Chefe do Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEX), General de Exército André Luís Novaes Miranda; o Assessor Especial Militar do MD, General de Divisão Josias Pedrotti da Rosa; e o Comandante da ECEME, General de Brigada Combatente Marcio de Souza Nunes Ribeiro.
A Escola de Comando e Estado-Maior do Exército prepara oficiais superiores para o exercício de funções de Estado-Maior, comando, chefia, direção e assessoramento aos mais elevados escalões da Força Singular.
Codesus
No mês em que se comemora o Dia Internacional das Florestas, a equipe de Coordenação de Queimadas e Desenvolvimento Sustentável (CODESUS) do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (CENSIPAM) entregou, ao Serviço Florestal Brasileiro (SFB), uma ferramenta para automatização da rotina de detecção de corte seletivo de madeira e de degradação em áreas de concessões florestais onde atua o SFB. A ação do Ministério da Defesa contribui para preservação do meio ambiente e sua manutenção como patrimônio da humanidade.
A ferramenta é uma versão teste, desenvolvida em software livre (QGIS) e promovendo maior rapidez no processamento de dados para o Ministério da Defesa. O que, antes, levava horas para processar, hoje, é possível ser executado em segundos, a partir de processamento em nuvem. “O plug-in vai aumentar o dinamismo e possibilitar a observação de mais imagens em menor tempo, facilitando a pronta resposta das equipes de fiscalização no local”, avaliou o coordenador do CENSIPAM, Henrique Bernini.
O Chefe da Unidade Regional Purus Madeira do SFB, localizada em Porto Velho (RO), Robson Vieira, explica que essa funcionalidade visa aumentar o tempo hábil dos analistas do SFB com relação à fiscalização do corte seletivo e da degradação nas áreas onde há concessão pública de exploração florestal. “Esse plug-in vai otimizar o tempo de serviço na unidade. O tempo gasto com a avaliação de uma única área poderá ser gasto com a avaliação de mais áreas, referente ao indício de exploração seletiva, uma vez que a ferramenta já fornece até a feição vetorizada”, afirmou Robson Vieira.
O plug-in utiliza o sistema de Detecção da Exploração Seletiva (Detex), uma ferramenta de sensoriamento remoto, desenvolvida pelo SFB em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), para aprimorar o monitoramento nas concessões florestais. A metodologia do Detex é capaz de realçar os indícios da exploração seletiva de madeira, tais como alterações no dossel (copas) da floresta e aberturas de estradas e pátios de exploração, além de acompanhar a atuação das madeireiras. Como resultado é possível identificar o real potencial da floresta e os impactos pré-existentes nas áreas.
As informações são do Ministério da Defesa.
Confira todas as novidades das empresas da BIDS
Fique informado sobre as ações das nossas Forças Armadas e de segurança