A Dígitro Tecnologia investiu ao longo de 2021 mais de R$ 1,7 milhão destinados à criação de software para a área de contact center, desenvolvimento de novas funcionalidades, como salas de vídeo, gravação e transcrição de áudio em tempo real e convênio com a UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina. A expectativa é que alguns dos produtos sejam lançados no mercado já neste ano.
“Na Dígitro, temos a tradição de manter parte do nosso faturamento aplicado no desenvolvimento de soluções e em pesquisa. O convênio com a UFSC, por exemplo, já dura 20 anos, e tem se mostrado muito profícuo”, afirma o diretor de Tecnologia da Dígitro, Rafael Pina (foto). Dentre as evoluções desenvolvidas, estão a solução para transcrição e processamento de vídeo das salas de reunião do UNA, ferramenta de comunicação corporativa que permite interação por voz, texto e vídeo.
Os valores destinados ao convênio com a UFSC são aplicados em pesquisa e desenvolvimento de tecnologias de processamento de sinais, reconhecimento de fala e análise de padrões. As soluções são aplicadas nos softwares e produtos que a Dígitro comercializa.
Parcerias internacionais
A Dígitro anunciou novas parcerias internacionais, em El Salvador e na Bolívia. A meta é de um crescimento de 42% em contratos firmados no exterior. Atualmente, a companhia tem presença em onze países da América Latina e Caribe. Há canais ativos de venda atualmente no Uruguai, no Paraguai, na Bolívia e em El Salvador. Em 2021, 14% do faturamento da Dígitro foi proveniente dos negócios internacionais.
De acordo com Adriano Dias, executivo de negócios internacionais e estratégicos da Dígitro, a empresa reposicionou a estratégia nos mercados internacionais. “Não temos mais filiais em outros países. Nossa atuação é por canais de distribuição e de revenda, ou seja, empresas aliadas que fazem a comercialização e entrega ao cliente final com apoio da Dígitro desde o Brasil”. Ele explica que uma empresa mais inserida na cultura e no contexto local tem mais condições de entregar uma solução aderente à realidade dos clientes e, portanto, mais eficaz.
Câmbio desvalorizado
“O real desvalorizado frente ao dólar é uma variável que tem ajudado a Dígitro na inserção em outros mercados”, afirma Dias. Além disso, ele avalia que outra estratégia muito eficiente tem sido respeitar e atender às especificidades dos clientes, característica das empresas e instituições inseridas na economia do conhecimento.
Confira todas as novidades das empresas da BIDS
Fique informado sobre as ações das nossas Forças Armadas e de segurança