O Ministro da Defesa, Walter Souza Braga Netto, e o Ministro da Defesa da Itália, Lorenzo Guerini, assinaram uma carta de intenções para fortalecer a cooperação bilateral no setor de Defesa e Segurança entre os dois países. O acordo foi formalizado no dia 21 de dezembro, em reunião realizada por videoconferência.
O instrumento dá ênfase ao setor de aquisição de produtos de Defesa, além de formalizar os esforços para o fortalecimento da participação em atividades conjuntas de cooperação científica e tecnológica, bem como para a promoção de intercâmbios de conhecimentos e experiências junto às indústrias de Defesa. Visa, também, empreender formas de parceria industrial voltadas para pesquisas científicas, inovação, marketing, atividades de exportação e importação, e de investimentos.
Ao destacar a força da Base Industrial de Defesa (BID) brasileira, que, atualmente, representa cerca de 4,78% do Produto Interno Bruto (PIB) e gera 2,9 milhões de empregos diretos e indiretos, o ministro Braga Netto pontuou que a atual parceria com a Itália deve intensificar o desenvolvimento socioeconômico.
“Em novembro deste ano, as exportações brasileiras de material de Defesa atingiram novo recorde com o volume de 1,5 bilhão de dólares. A nossa Base Industrial de Defesa busca por autonomia tecnológica, e, nesse sentido, o mercado italiano se apresenta promissor para novos projetos bilaterais”.
Durante a reunião, os ministros da Defesa destacaram a parceria na área de projetos de Defesa, que perdura desde os anos 70 e 80, bem como o interesse em estabelecer novas parcerias estratégicas que possam fomentar a BID dos dois países.
Prestigiaram a reunião o Ministro Conselheiro da Embaixada da República Italiana no Brasil, Fernando Pallini; o Assessor Especial Militar do Ministro General de Divisão Josias Pedrotti da Rosa; o Secretário de Produtos de Defesa (SEPROD), Marcos Degaut; o Diretor do Departamento de Promoção Comercial (DEPCOM), Brigadeiro do Ar José Ricardo de Meneses Rocha; o Adido de Defesa da Itália no Brasil, Coronel Aviador Antonio Felicissimo; e demais autoridades do Ministério da Defesa da Itália.