M
Logo Portal da BIDS

© 2024 CityPubli

Logo Portal da BIDS
Logo Portal da BIDS

NOTÍCIAS

Maior navio da Marinha chega ao RS com toneladas de doações

NAM “Atlântico” e Fragata “Defensora” aportam em Rio Grande (RS) trazendo 1.350 militares, 154 toneladas de donativos e 38 viaturas do Grupamento de Fuzileiros Navais em Apoio à Defesa Civil O Navio-Aeródromo Multipropósito (NAM) “Atlântico”, maior navio da Força...

“O Rio Grande do Sul, hoje, está na cabeça e na preocupação de todos os brasileiros”, diz o Ministro da Defesa, José Mucio

Nesta sexta-feira (10), o Ministro da Defesa, José Mucio Monteiro, e comandantes das Forças Armadas estiveram no Rio Grande do Sul (RS) para conferir o trabalho dos militares em apoio aos municípios impactados pelas enchentes. Na ocasião, o ministro enfatizou a...

Argentina e Uruguai enviaram ajuda para o RS

Brasil e países vizinhos integram o Sistema de Cooperação entre as Forças Aéreas Americanas (SICOFFA) Integridade, solidariedade, reciprocidade e excelência. Com base no Sistema de Cooperação entre as Forças Aéreas Americanas (SICOFAA), Argentina e Uruguai já enviaram...

Todos por Nélson During: Ação da mídia especializada em Defesa pelo amigo, vítima das chuvas no Rio Grande do Sul

Corações e Mentes no Sul Amigos leitores do Canal Caiafamaster! Como é de conhecimento de todos, a catástrofe que se abateu sobre o Rio Grande do Sul, e que ainda não passou, trouxe prejuízos incalculáveis, além de irreparáveis perdas de vidas. Um dos seriamente...

ABIMDE coordenou empresas brasileiras na Defence Service Asia 2024

Participação brasileira reforçou laços internacionais e buscou oportunidades comerciais na Ásia No dia 6 de maio teve início a 18ª edição do Defence Service Asia Exhibition and Conference (DSA), evento de destaque no cenário internacional de defesa e segurança, que...

Operação Ágata Fronteira Oeste II completa seis meses na faixa de fronteira

O Comando Operacional Oeste realizou na manhã desta terça-feira (07), no Centro de Coordenação de Operações do Comando Militar do Oeste (CCOp/CMO), em Campo Grande, uma reunião de coordenação com os órgãos de segurança pública e fiscalização federais e estaduais...

Aeronaves A-1M realizam mapeamento de estruturas em risco no RS

A pronta resposta do Esquadrão Poker (1°/10°) resultou em 13 barragens e três pontes avaliadas A Força Aérea Brasileira (FAB) realizou, nesta quinta-feira (09), missão de Reconhecimento Aéreo em apoio à Operação Taquari 2, acionada no Rio Grande do Sul. A ação foi...

Acordo de Cooperação em Indústria de Defesa Brasil – Turquia é aprovado na CREDN

As relações diplomáticas entre o Brasil e a Turquia têm se desenvolvido significativamente ao longo das últimas décadas, caracterizando-se por uma colaboração crescente em diversas áreas, incluindo comércio, cultura e defesa. A Comissão de Relações Exteriores e de...

SC Expo Defense sedia encontro entre indústrias de defesa e Ministério da Defesa da Itália

Reunião visa identificar áreas de interesse para cooperação em pesquisa, desenvolvimento e produção de produtos e serviços A SC Expo Defense, programada para os dias 16 e 17 de maio na sede da Federação das Indústrias de SC (FIESC), vai sediar um encontro entre...

#SomosABIMDE: Conheça a AERO Concepts

A campanha tem o objetivo de impulsionar a Base Industrial de Defesa e Segurança e divulgar suas capacidades, áreas de atuação, produtos e serviços A AERO Concepts – Aeroespacial, Industrial e Defesa Ltda é uma Empresa Estratégica de Defesa de inovação e...

O Grupo Akaer, através da OPTO Space & Defense, vai fornecer o OLHAR, monóculo de imagem termal para o Centro Tecnológico do Exército (CTEx). O acordo prevê a entrega de 21 unidades até o final de 2022.

O OLHAR é uma das atrações da Akaer para a Mostra BID Brasil, a ser realizada entre os dias 7 e 9 de dezembro, em Brasília. O monóculo de imagem termal desenvolvido pela OPTO Space & Defense, foi classificado pelo Ministério da Defesa como “Produto Estratégico de Defesa” (PED), em setembro deste ano. A qualificação é motivada pelo seu conteúdo tecnológico, dificuldade de obtenção e por ser considerado imprescindível pelo MD.

O equipamento capta a emissão térmica dos corpos e pode ser usado para localizar pessoas, animais e objetos quentes mesmo em condições adversas de ausência de iluminação, fumaça e nevoeiro.

O monóculo é de fácil manuseio e pode ser utilizado manualmente ou montado em armas, como fuzis. Além disso, outras funcionalidades – como o retículo de pontaria e o acessório com zoom óptico de três vezes – fazem com que o OLHAR venha a ser uma adição importante aos equipamentos disponíveis para os operadores de nossas Forças Armadas e forças de segurança.

O OLHAR foi projetado com a mais avançada tecnologia em microeletrônica, mecânica de precisão e óptica para atender aos requisitos operacionais e técnicos do Monóculo de Visão Termal que integra o Sistema Combatente Brasileiro (COBRA).

Testes avançados

Seis unidades do OLHAR estão em fase de avaliação no Exército pelo CAEx (Centro de Avaliações do Exército). Os equipamentos já foram submetidos a uma sequência de testes na OPTO S&D, em novembro e, agora serão verificados em laboratórios externos.

Todas essas avaliações são acompanhadas pelo Exército, pois precisam seguir normas militares. Após essa etapa, unidades especiais do Exército farão a Avaliação Operacional do Monóculo OLHAR, com previsão de término no primeiro trimestre de 2022.

Entre os principais testes realizados durante a avaliação estão: testes de imersão até 1 metro de profundidade; resistência à queda, condições de transporte e temperatura no uso operacional desde 20 graus negativos a mais de 50 graus positivos. A temperatura também é avaliada no local de armazenamento, desde 20 graus negativos a mais de 70 graus positivos.

O OLHAR foi testado pela Polícia Militar de São Paulo, em setembro. Uma unidade foi disponibilizada para o 3º Batalhão de Ações Especiais (BAEP), sediado em São José dos Campos, interior de São Paulo. O intuito foi empregar o OLHAR em treinamentos e operações de campo para colher impressões dos policiais.

Somente com a avaliação do equipamento em condições reais é possível refinar os seus requisitos operacionais e garantir a sua relevância e empregabilidade.

“O OLHAR é um monóculo multiuso e foi desenvolvido para ser utilizado em diferentes situações para garantir segurança, seja em operações específicas ou em patrulhamento e vigilância. Por ter tecnologia 100% nacional, reforça o comprometimento do grupo Akaer com os seus produtos, fornecendo aos clientes capacidade de suporte desde a fabricação até a manutenção dos equipamentos”, destacou Claudio Carvas, CEO da OPTO Space & Defense, empresa do Grupo Akaer.

“O equipamento OLHAR se mostrou uma ferramenta excelente durante ações especiais de polícia, propiciando segurança aos operadores e eficiência no cumprimento das mais variadas missões policiais, como ações de reconhecimento, monitoramento e incursões em áreas de alto risco na região do Vale do Paraíba e Litoral Norte do estado de São Paulo”, relatou o Major PMESP José Alexandre de Camargo, Subcomandante do 3º BAEP.

Ampla funcionalidade

Pelas suas características, o OLHAR pode servir aos órgãos de segurança pública federal, estadual e municipal. Entre as principais vantagens, é possível destacar a sua capacidade de operação em ambientes com ausência completa de iluminação, nevoeiro, fumaça ou poeira, fornecendo um ganho qualitativo no trabalho de segurança.

História

O OLHAR faz parte da segunda geração de monóculos desenvolvidos pela OPTO Space & Defense com tecnologia brasileira. É uma evolução do OLHAR VND-X1 que começou a ser desenvolvido em 2007 para atender um projeto de desenvolvimento do CTEx e teve subvenção da Finep (empresa pública de fomento à inovação, ciência e tecnologia em empresas). O protótipo foi apreciado no CAEx (Centro de Avaliações do Exército) em testes de laboratório e de campo. E, em 2019, o OLHAR evoluiu para a segunda geração com o aprimoramento de várias funcionalidades, tornando-se mais leve, menor, com melhora na resolução, display entre outros.

“A busca em aprimorar os equipamentos com qualidade é requisito primordial para atender a demanda e manter a confiabilidade do grupo no mercado. A segunda geração do OLHAR faz parte desse processo na OPTO Space & Defense e faz com que estejamos sempre à frente com aplicação de tecnologia de ponta”, disse o CEO.

 Sobre a OPTO S&D

A OPTO Space & Defense é uma Empresa Estratégica de Defesa, especializada em desenvolver produtos optrônicos para as áreas industrial, aeroespacial e de defesa. Fundada em 1985, é reconhecida pela excelência na concepção e fabricação de sistemas optrônicos de alta complexidade, incluindo desde os componentes ópticos de precisão, como também seus sistemas eletrônicos de alta confiabilidade, mecânica fina e engenharia de sistemas.

Sobre o Grupo Akaer

O Grupo Akaer, fundado em 1992, é especializado no fornecimento de soluções tecnológicas em diferentes áreas de atuação como aeroespacial, defesa, energia e automotiva. Com mais de 500 funcionários altamente capacitados, tem atuado no desenvolvimento em projetos estratégicos para o Brasil como o Gripen, KC-390, além de câmeras para satélites. Nos últimos anos, o Grupo Akaer cresceu a uma taxa anual média de 20%, com forte destaque para sua atuação em mercados internacionais.

Translate»