O Comandante da Força Aérea Brasileira (FAB), Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior, recebeu as quatro primeiras aeronaves F-39 Gripen, entregues pela Saab, e que serão o principal vetor da defesa aérea do País. A entrega aconteceu na sede da empresa em Linköping, na Suécia. Na oportunidade, aconteceu também o voo do F-39E, designação da aeronave Gripen monoposto na FAB.
Participaram do evento o Embaixador do Brasil em Estocolmo, Nelson Antônio Tabajara de Oliveira; o Comandante da Força Aérea Sueca, Major General Carl-Johan Edström; o Presidente da Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC), Brigadeiro do Ar Alan Elvis de Lima; e o Chefe da Subchefia de Planejamento, Orçamento e Gestão do Comando de Preparo (COMPREP), Brigadeiro do Ar André da Silva Ferreira.
Para o Comandante da Aeronáutica, o dia entra para a história da Força Aérea Brasileira e para a soberania do Brasil. “Recebo as quatro primeiras aeronaves Gripen que irão equipar a nossa Força Aérea, possibilitando o cumprimento da nossa missão primordial de defesa no nosso País. Em nome dos mais de 70 mil homens e mulheres que integram nossa querida FAB, de todos os brasileiros, quero agradecer àqueles que participaram na transformação desse sonho em realidade. Muitos foram àqueles que, com trabalho e esforço, acreditaram no Programa Gripen, um contrato que iniciou em 2014, após processo de desenvolvimento de sete anos e em breve essas aeronaves estarão chegando em nosso País”, destaca o Tenente-Brigadeiro Baptista Junior.
Marco do Programa
Na sede da Saab, o Comandante da Aeronáutica foi recebido pelo Presidente e CEO, Micael Johansson. Segundo o executivo, o início da fase de entrega de quatro aeronaves de série para a Força Aérea Brasileira e duas para a Força Aérea Sueca é mais um importante marco para o Programa Gripen E. “Isso mostra que temos um produto maduro e que estamos cumprindo nossas obrigações contratuais”, disse.
Durante a apresentação sobre o progresso do programa Gripen, foram destacados o relacionamento com Força Aérea Brasileira e a importante parceria junto às empresas engajadas no projeto. Além disso, as autoridades conheceram as várias aeronaves de produção em série e de teste, bem como tiveram a oportunidade de testar o novo simulador de treinamento de missão do Gripen e assistiram a uma exibição aérea com aeronaves do Brasil e da Suécia.
Visita à Força Aérea Sueca
Clique aqui para baixar a imagem originalAlém da visita à Saab, o Comandante da Aeronáutica teve um encontro com o Comandante da Força Aérea Sueca, Major General Carl-Johan Edström. As duas instituições fazem parte do Projeto Gripen, que nesta etapa recebem suas aeronaves. O Comandante da Força Aérea Sueca comentou a importância do momento. “Essas entregas são uma parte importante do fortalecimento de nossas capacidades e da defesa da Suécia. O JAS39 E Gripen nos permitirá construir uma Força Aérea mais forte e taticamente superior para cada situação”, finaliza.
Fonte: FAB
Fotos: Divulgação