A FAB (Força Aérea Brasileira), por meio do DECEA (Departamento de Controle do Espaço Aéreo), inaugurou o Projeto LANDELL – a nova era das Comunicações Aeronáuticas no espaço aéreo continental brasileiro, no último dia 9.
Resultado de um projeto do Programa SIRIUS Brasil, o Projeto Landell permite a comunicação entre controladores de tráfego aéreo e pilotos por meio de data link (CPDLC) sobre o espaço aéreo continental brasileiro. A ferramenta foi inaugurada simultaneamente nos Terceiro e Quarto Centros Integrados de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA III e IV), no Recife (PE) e em Manaus (AM), respectivamente.
A ativação concentra-se em setores específicos das Regiões de Informação de Voo (FIR) de Belém e de Recife, controladas pelos Centros de Controle de Área Amazônico (ACC-AZ) e Recife (ACC-RE).
A ferramenta vai gerar grandes benefícios para as comunicações, como a complementação do atual sistema VHF por meio do uso de link de dados entre sistemas de bordo e terrestre acima do nível de voo 245. Permite, ainda, o incremento da segurança operacional, reduzindo falhas de entendimento nas comunicações aeronáuticas ao disponibilizar um meio sem ruídos ou interferências.
A cerimônia de inauguração contou com as palavras do diretor-geral do DECEA, Tenente-Brigadeiro do Ar João Tadeu Fiorentini, do chefe do Subdepartamento Técnico (SDTE), Brigadeiro Engenheiro Dalmo José Braga Paim, e dos comandantes dos CINDACTAs III e IV, respectivamente Coronel Aviador Edson Luiz Vieira Neto e Coronel Aviador Alexander Santopietro de Sousa.
Fonte: DECEA
. Confira todas as novidades das empresas da BIDS.
. Fique informado sobre as ações das nossas Forças Armadas e de segurança