A Marinha, por meio da Capitania dos Portos do Amapá (CPAP), apoiou atividades da Agência Brasileira de Inteligência (ABIN) realizando, no dia 12 de agosto, transporte do pessoal entre as orlas de Macapá (AP) e Santana (AP).
Com o apoio da Marinha, agentes da ABIN realizaram o reconhecimento da navegação no Rio Amazonas, com foco em áreas de acesso aos Furos e Igarapés que adentram as duas cidades, objetivando o fortalecimento da inteligência marítima. Além disso, a cooperação entre Marinha, Abin e outros órgãos na Foz do Rio Amazonas contribui para o fortalecimento do Sistema Brasileiro de Inteligência.
Segundo o Capitão dos Portos do Amapá, o trabalho interagências federais, estaduais e municipais no Rio Amazonas potencializa os resultados das operações de combate aos ilícitos penais, ambientais e transfronteiriços da região.
Aramar
O Embaixador da Espanha no Brasil, Fernando Garcia Casas, acompanhado do Cônsul Geral da Espanha no Estado de São Paulo, Miguel Gómez de Aranda y Villén, visitaram, em 13 de agosto, o Centro Industrial Nuclear de Aramar (CINA), em Iperó (SP). As autoridades foram recebidas pelo Diretor do Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo (CTMSP), Vice-Almirante Paulo César Colmenero Lopes.
Na ocasião, foi realizada palestra sobre o Programa Nuclear da Marinha, seguida de visita ao Laboratório de Geração Nucleoelétrica (LABGENE), protótipo, em terra, dos sistemas de propulsão que serão instalados no futuro submarino convencional com propulsão nuclear brasileiro.
A visita teve como objetivo estreitar o relacionamento entre a embaixada da Espanha e a Marinha do Brasil (MB), apresentando as principais atividades desenvolvidas pela MB no âmbito nuclear e a sua importância para o desenvolvimento do País.
NBQR
Como medida preventiva de contágio do novo coronavírus, no dia 13 de agosto, a Equipe de Resposta Defesa Nuclear, Biológica, Química e Radiológica (NBQR) do Comando do 9º Distrito Naval (Com9ºDN) realizou a desinfecção das instalações da sede de Coordenação Regional de Manaus da Fundação Nacional do Índio (Funai).
Desde o início da pandemia, a equipe realizou 152 descontaminações em diversas instituições na área de jurisdição do Com9ºDN. As atividades são realizadas por militares formados no Estágio de Defesa NBQR, promovido pelo 1º Batalhão de Operações Ribeirinhas, localizado em Manaus (AM). Até hoje, 395 militares já foram habilitados naquela organização militar.
Geração Elétrica
A partir de 13 de agosto, a Capitania dos Portos do Espírito Santo (CPES) passou a utilizar energia elétrica produzida por uma usina fotovoltaica, em adesão ao Programa de Conservação de Energia e Eficiência Energética (Energia Naval) da Marinha do Brasil.
A usina, composta por 222 placas fotovoltaicas com uma potência de 88,80 KWp, possui capacidade para gerar 130.000 Kwh/mês, o que representa uma economia de até 36% do consumo da sede. A migração para uma tecnologia energética mais limpa e sustentável também reforça o compromisso da Autoridade Marítima com a preservação do meio ambiente e a redução dos impactos do lançamento de poluentes na atmosfera.
A iniciativa da CPES teve o apoio financeiro de parlamentares do Estado do Espírito Santo, que destinaram emendas ao projeto, sendo a consultoria técnica prestada pelo Instituto Federal do ES (IFES), em especial pelo Professor José Geraldo Orlandi.
As informações são da Marinha do Brasil.
Confira todas as novidades das empresas da BIDS
Fique informado sobre as ações das nossas Forças Armadas e de segurança