Neste domingo (22), o avião de transporte KC-390 Millennium, da Força Aérea Brasileira (FAB), decolou levando ajuda humanitária para Porto Príncipe, capital do Haiti. A iniciativa é um esforço dos Ministérios da Justiça e Segurança Pública (MJSP), Defesa (MD), Relações Exteriores (MRE), Saúde (MS) e Desenvolvimento Regional (MDR), em decorrência do terremoto de magnitude 7.2 que atingiu aquele país no sábado (14).
A aeronave segue transportando um representante do MDR, 32 bombeiros militares e cerca de sete toneladas de materiais e equipamentos de emergência, do Corpo de Bombeiros do DF, de Minas Gerais e também da Força Nacional de Segurança Pública (FNSP).
Além desses, mais 3,5 toneladas de medicamentos e insumos estratégicos do MS, que incluem cinco kits de 250 kg cada. Planejado para situações de desastres, o material visa atender até dez mil pessoas por unidade. Entre os insumos também estão presentes materiais de uso hospitalar disponibilizados pela Força Nacional do SUS, como macas, colares cervicais, biombos e outros. A assistência farmacêutica do Ministério disponibilizou, ainda, insulina humana tipo regular, medicamento que tem ação rápida em casos de choque, ocasionado pela diminuição anormal do volume do sangue.
Apoio humanitário
Em 2020, o Brasil apoiou o Líbano com seis toneladas de materiais de saúde e alimentos, após explosão que destruiu o Porto de Beirute. Dois aviões da Força Aérea Brasileira (FAB), um KC-390 Millennium e um Embraer-190 (VC-2), seguiram para o país, em operação interministerial que contou com as pastas da Defesa, das Relações Exteriores e da Saúde.
Em 2010, as Forças Armadas também levaram ajuda humanitária em razão do terremoto que devastou a capital haitiana. Um voo da FAB seguiu para Porto Príncipe com quatro toneladas de medicamentos, luvas, pastilhas de purificação de água e outros materiais de prevenção à cólera e atendimento a enfermos.
Além disso, durante 13 anos, de 2004 a 2017, o Brasil apoiou a Missão das Nações Unidas para a Estabilização no Haiti (MINUSTAH), junto com outras nações amigas. Na ocasião, as tropas brasileiras contribuíram para a manutenção do ambiente seguro e estável naquele país e cooperaram com as atividades de assistência humanitária e de fortalecimento das instituições nacionais.
As informações são do Ministério da Defesa.
Confira todas as novidades das empresas da BIDS
Fique informado sobre as ações das nossas Forças Armadas e de segurança