O 2° Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (EsqdHU-2) participou da primeira fase do Adestramento Conjunto TTP (Técnicas, Táticas e Procedimentos) de Voo de Helicóptero Empregando Óculos de Visão Noturna (OVN) em Operações de Guerra, realizado em Taubaté (SP), no período de 25 a 30 de julho, sob coordenação do Ministério da Defesa, Comando de Operações Terrestres e Comando de Aviação do Exército (CAvEx).
Além da tripulação qualificada em voo assistido por OVN do EsqdHU-2, estiveram presentes no adestramento: o 1° Batalhão de Aviação do Exército e 3° Esquadrão do 8° Grupo de Aviação que vivenciaram adestramentos teóricos de procedimentos e planejamento, voos em simulador, voos diurnos e voos noturnos empregando OVN, realizando pousos em locais não preparados, e voos em formatura, como preparação para segunda fase do adestramento.
O adestramento conjunto tem como propósito a padronização de procedimentos e nivelamento de conhecimentos entre as doutrinas das Unidades Aéreas que operam as aeronaves modelo H225M, a fim de avançar mais um degrau em prol da interoperabilidade entre as três Forças Armadas.
Cismar
O Centro Integrado de Segurança Marítima (CISMAR) participou do 7º Maritime Information-Sharing Exercise (MARISX), que aconteceu no período de 27 a 29 de julho, por videoconferência, diretamente de Singapura. O MARISX é um exercício composto pelo emprego do Information Fusion Centre (IFC) Real-Time Information-Sharing System (IRIS) e, este ano, também contou com diversas apresentações realizadas por especialistas nas áreas de pirataria, roubo armado, terrorismo marítimo, contrabando, pesca ilegal, migração humana irregular e os impactos gerados por estas ameaças, que foram discutidas pelos participantes em salas virtuais de debates.
Além do CISMAR, participaram centros de monitoramento da África do Sul, Austrália, Brunei, Camboja, Canadá, Chile, China, Estados Unidos, Filipinas, França, Grécia, Índia, Indonésia, Itália, Japão, Malásia, Mianmar, Nova Zelândia, Paquistão, Peru, Reino Unido, República da Coreia, Tailândia e Vietnã, bem como membros da Trans-Regional Maritime Network (T-RMN).
O evento foi realizado pelo Centro Regional de Segurança Marítima, que é dirigido pela República da Marinha de Singapura, e possibilitou o compartilhamento das melhores práticas, incrementando o networking entre os participantes, além de estreitar os laços de cooperação entre as Marinhas amigas, facilitando a troca de informações.
Combate a incêndios
A Estação Radiogoniométrica da Marinha em Campos Novos (ERMCN) realizou, em 20 de julho, o exercício de Incidente Ambiental e Inspeção Aérea, com o apoio da aeronave UH-12 do 1° Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral e participação de militares do 18° Grupamento de Bombeiro Militar do Estado do Rio de Janeiro (18ºGBM).
O exercício constou de três etapas: a primeira simulou o incêndio florestal, com a aeronave realizando passagens na área atingida com o dispositivo “Bambi Bucket” de alijamento de água concentrada diretamente no fogo. A segunda etapa contou com nova simulação para adestramento do Grupo de Combate a Incêndio Florestal (GCIF) da ERMCN, empregando caminhão de combate a incêndio. Na última etapa foi realizada inspeção aérea no perímetro, contribuindo para a segurança orgânica.
Após o exercício, ocorreu um debriefing com militares do 18ºGBM, em que foram demonstradas táticas e procedimentos utilizados pelo Corpo de Bombeiros, visando aprimorar o adestramento da tripulação no combate a incêndios florestais.
CIAB
O Centro de Instrução e Adestramento de Brasília Almirante Domingos de Mattos Cortez (CIAB), da Marinha, apoiou no período de 12 a 14 de julho a operação de prevenção contra incêndios florestais realizada pelo Governo do Distrito Federal, por meio do Instituto Brasília Ambiental e da Secretaria do Meio Ambiente.
A ação consistiu na construção de aceiros negros na Área de Proteção Ambiental Gama e Cabeça de Veado. O aceiro negro é uma faixa de segurança ao redor de áreas de preservação, em que é retirado material combustível, como a vegetação seca, por meio de fogo controlado. A iniciativa impede que um foco de incêndio iniciado fora da unidade de conservação se alastre em seu interior.
Base Naval
A Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia (BAeNSPA) recebeu, pela primeira vez, a aeronave KC-390 Millennium, da Força Aérea Brasileira (FAB), no Aeródromo Tenente Jorge Henrique Möller, no dia 21 de julho. O KC-390 realizará lançamento de paraquedistas em apoio ao adestramento do Grupamento de Mergulhadores de Combate (GRUMEC).
A aeronave da FAB é operada pelo Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1° GTT) – Esquadrão “Zeus”, situado na Ala 2, em Anápolis (GO). O KC-390 é um projeto conjunto da FAB com a Embraer. É um jato de transporte tático militar projetado para estabelecer novos padrões em sua categoria. Alguns dos pontos fortes da aeronave são mobilidade, design robusto, maior flexibilidade, tecnologia comprovada de última geração e manutenção mais fácil. Os aviões KC-390 Millennium voam mais rápido e carregam mais carga que outros cargueiros militares de mesmo porte, tendo sido usados, inclusive, nos transportes de oxigênio durante a pandemia da Covid-19 pelo Brasil.
Por ocasião do pouso do KC-390, o Comandante da Força Aeronaval, Contra-Almirante José Vicente de Alvarenga, acompanhado do Comandante da BAeNSPA, Capitão de Mar e Guerra José Fábio Carneiro da Silva e do Comandante do EsqdVF-1, Capitão de Fragata Eduardo Luís Guimarães de Moura, visitaram o interior do avião.
As informações são da Marinha do Brasil.
Confira todas as novidades das empresas da BIDS
Fique informado sobre as ações das nossas Forças Armadas e de segurança