A Estação Radiogoniométrica da Marinha em Campos Novos (ERMCN) realizou, em 20 de julho, o exercício de Incidente Ambiental e Inspeção Aérea, com o apoio da aeronave UH-12 do 1° Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral e participação de militares do 18° Grupamento de Bombeiro Militar do Estado do Rio de Janeiro (18ºGBM).
O exercício constou de três etapas: a primeira simulou o incêndio florestal, com a aeronave realizando passagens na área atingida com o dispositivo “Bambi Bucket” de alijamento de água concentrada diretamente no fogo. A segunda etapa contou com nova simulação para adestramento do Grupo de Combate a Incêndio Florestal (GCIF) da ERMCN, empregando caminhão de combate a incêndio. Na última etapa foi realizada inspeção aérea no perímetro, contribuindo para a segurança orgânica.
Após o exercício, ocorreu um debriefing com militares do 18ºGBM, em que foram demonstradas táticas e procedimentos utilizados pelo Corpo de Bombeiros, visando aprimorar o adestramento da tripulação no combate a incêndios florestais.
CIAB
O Centro de Instrução e Adestramento de Brasília Almirante Domingos de Mattos Cortez (CIAB), da Marinha, apoiou no período de 12 a 14 de julho a operação de prevenção contra incêndios florestais realizada pelo Governo do Distrito Federal, por meio do Instituto Brasília Ambiental e da Secretaria do Meio Ambiente.
A ação consistiu na construção de aceiros negros na Área de Proteção Ambiental Gama e Cabeça de Veado. O aceiro negro é uma faixa de segurança ao redor de áreas de preservação, em que é retirado material combustível, como a vegetação seca, por meio de fogo controlado. A iniciativa impede que um foco de incêndio iniciado fora da unidade de conservação se alastre em seu interior.
Base Naval
A Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia (BAeNSPA) recebeu, pela primeira vez, a aeronave KC-390 Millennium, da Força Aérea Brasileira (FAB), no Aeródromo Tenente Jorge Henrique Möller, no dia 21 de julho. O KC-390 realizará lançamento de paraquedistas em apoio ao adestramento do Grupamento de Mergulhadores de Combate (GRUMEC).
A aeronave da FAB é operada pelo Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1° GTT) – Esquadrão “Zeus”, situado na Ala 2, em Anápolis (GO). O KC-390 é um projeto conjunto da FAB com a Embraer. É um jato de transporte tático militar projetado para estabelecer novos padrões em sua categoria. Alguns dos pontos fortes da aeronave são mobilidade, design robusto, maior flexibilidade, tecnologia comprovada de última geração e manutenção mais fácil. Os aviões KC-390 Millennium voam mais rápido e carregam mais carga que outros cargueiros militares de mesmo porte, tendo sido usados, inclusive, nos transportes de oxigênio durante a pandemia da Covid-19 pelo Brasil.
Por ocasião do pouso do KC-390, o Comandante da Força Aeronaval, Contra-Almirante José Vicente de Alvarenga, acompanhado do Comandante da BAeNSPA, Capitão de Mar e Guerra José Fábio Carneiro da Silva e do Comandante do EsqdVF-1, Capitão de Fragata Eduardo Luís Guimarães de Moura, visitaram o interior do avião.
As informações são da Marinha do Brasil.
Confira todas as novidades das empresas da BIDS
Fique informado sobre as ações das nossas Forças Armadas e de segurança