O Centro de Instrução e Adestramento de Brasília Almirante Domingos de Mattos Cortez (CIAB), da Marinha, apoiou no período de 12 a 14 de julho a operação de prevenção contra incêndios florestais realizada pelo Governo do Distrito Federal, por meio do Instituto Brasília Ambiental e da Secretaria do Meio Ambiente.
A ação consistiu na construção de aceiros negros na Área de Proteção Ambiental Gama e Cabeça de Veado. O aceiro negro é uma faixa de segurança ao redor de áreas de preservação, em que é retirado material combustível, como a vegetação seca, por meio de fogo controlado. A iniciativa impede que um foco de incêndio iniciado fora da unidade de conservação se alastre em seu interior.
Base Naval
A Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia (BAeNSPA) recebeu, pela primeira vez, a aeronave KC-390 Millennium, da Força Aérea Brasileira (FAB), no Aeródromo Tenente Jorge Henrique Möller, no dia 21 de julho. O KC-390 realizará lançamento de paraquedistas em apoio ao adestramento do Grupamento de Mergulhadores de Combate (GRUMEC).
A aeronave da FAB é operada pelo Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1° GTT) – Esquadrão “Zeus”, situado na Ala 2, em Anápolis (GO). O KC-390 é um projeto conjunto da FAB com a Embraer. É um jato de transporte tático militar projetado para estabelecer novos padrões em sua categoria. Alguns dos pontos fortes da aeronave são mobilidade, design robusto, maior flexibilidade, tecnologia comprovada de última geração e manutenção mais fácil. Os aviões KC-390 Millennium voam mais rápido e carregam mais carga que outros cargueiros militares de mesmo porte, tendo sido usados, inclusive, nos transportes de oxigênio durante a pandemia da Covid-19 pelo Brasil.
Por ocasião do pouso do KC-390, o Comandante da Força Aeronaval, Contra-Almirante José Vicente de Alvarenga, acompanhado do Comandante da BAeNSPA, Capitão de Mar e Guerra José Fábio Carneiro da Silva e do Comandante do EsqdVF-1, Capitão de Fragata Eduardo Luís Guimarães de Moura, visitaram o interior do avião.
Defesa NBQR
O Batalhão de Defesa Nuclear, Biológica, Química e Radiológica da Marinha realizou, no período de 5 a 9 de julho, adestramento nas instalações das Indústrias Nucleares do Brasil (INB), na região de Resende (RJ). O Adestramento contou com a presença de militares do Batalhão de Operações Especiais de Fuzileiros Navais e da Brigada de Incêndio da INB.
Na ocasião, foram realizados exercícios voltados para fortalecer as capacidades de Comando e Controle, abrangendo a troca de mensagens e predição do risco NBQR, e Reconhecimento NBQR, que inclui procedimentos para detecção e identificação de agentes, sinalização de área contaminada, coleta de amostras para posterior análise e adoção de medidas operacionais de proteção preventiva.
Ao final, foi conduzida uma situação tática que abrangeu duas simulações: Reconhecimento NBQR em um laboratório clandestino fictício e um exercício conjunto com a Brigada de Incêndio da INB, com posterior coleta de amostras e retirada de feridos do local de incidente.
As informações são da Marinha do Brasil.
Confira todas as novidades das empresas da BIDS
Fique informado sobre as ações das nossas Forças Armadas e de segurança