O visor optrônico Paseo XLR (eXtra Long Range) da Safran foi selecionado pelo consórcio Águas Azuis para equipar as fragatas brasileiras Tamandaré.
O Paseo XLR incorpora os módulos dos sistemas optrônicos embarcados Euroflir, particularmente seus sensores de alta definição associados ao seu telescópio multiespectral, permitindo assim a identificação de ameaças no limite do horizonte.
O equipamento é capaz de identificar pequenas embarcações que são dificilmente detectadas por radares tradicionais devido a estarem próximas da superfície e serem frequentemente fabricadas com materiais invisíveis às ondas de radar.
Ele é particularmente útil em contextos assimétricos onde as embarcações da linha de frente chegam a operar perto da costa e podem ser cercadas por pequenos barcos com intenções desconhecidas.
Este visor de ultralongo alcance irá oferecer à Marinha do Brasil maiores capacidades de intervenção, ampliando o raio de segurança em torno dos seus navios.
O Paseo XLR irá colaborar com a autoproteção de cada uma das Fragatas na detecção e identificação das ameaças, inclusive em condições de mar agitado, com velocidade elevada e em condições de visibilidade limitada. De dia ou de noite, o Paseo XLR permitirá a conduta de tiro do armamento de artilharia principal.
Os dois primeiros Paseo XLR serão entregues para o consórcio Águas Azuis no início de 2023.
Motores
A Safran vem atuando fortemente em pesquisas para desenvolver uma nova geração de motores. A notícia partiu de Olivier Andries, executivo-chefe da empresa. Segundo ele, a base de trabalho é o conceito Propfan, com a qual a empresa trabalha desde 2017.
O Propfan surgiu na década de 1980, que foi adotado pelas companhias aeronáuticas como a tecnologia que iria garantir grande economia de combustível. Com o passar do tempo, as empresas acabaram abandonando o conceito.
Apesar disso, a Safran continuou apostando no Propfan. A diferença entre as concorrentes é que foram adicionadas tecnologias dos motores contemporâneos. O conceito atual tem como base o núcleo do motor M88, que equipa o Dassault Rafale, equipado com rotores contra-rotativos de 4 metros de diâmetro, e uma caixa de engrenagens de redução.
Andries não revelou muitos detalhes do projeto, mas afirmou que um propfan permite um bypass de 30:1, bem mais alta em comparação com os aviões atuais.
O bypass é a diferença entre a quantidade de ar que passa na parte fria do motor (30) e na parte quente (1), e está sendo utilizada ao longo dos anos para permitir uma maior economia de combustível pelos aviões, visto que maior parte da propulsão em motores turbofan é gerada pelo ar frio, que não passa pela queima de combustível no “núcleo quente”.
As informações são do site Mentour Pilot.
Confira todas as novidades das empresas da BIDS
Fique informado sobre as ações das nossas Forças Armadas e de segurança