No dia 12 de julho, no Complexo Naval de Itaguaí-RJ, foi realizada a cerimônia de comemoração do 107º Aniversário da Força de Submarinos no mesmo dia em que o Comando de Força de Submarinos (ComForS) foi transferido para o Complexo Naval de Itaguaí. A solenidade foi presidida pelo Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Almir Garnier Santos.
Durante a leitura da Ordem do Dia, o Comandante da Força de Submarinos, Contra-Almirante Thadeu Marcos Orosco Coelho Lobo, relembrou a história, discorreu sobre o futuro promissor e sobre a chegada em Itaguaí. “A Força de Submarinos veio por mar e por terra, atracando em sua nova Base. No mar, veio protegida pela Alta Administração Naval; em terra foi recebida pelos Chefes Navais, de ontem, de hoje e de sempre, com quem é honra combater ombro a ombro”.
Ao falar sobre o futuro, completou: “Os desafios detectados pelo sonar representam, para os aguerridos submarinistas, um futuro animador! Após 107 anos, os ‘Marinheiros Até Debaixo D’Água’ firmam, uma vez mais, posição como pioneiros, prontos para escrever mais um capítulo na história da gloriosa Flotilha de Submarinos”.
Submarinos
O Comandante da Marinha do Brasil, Almirante de Esquadra Almir Garnier, anunciou que o patrulhamento e a defesa das fronteiras aquáticas brasileiras estão prestes a receber o reforço de quatro novos submarinos. As informações foram dadas durante entrevista ao programa “A Voz do Brasil”.
Segundo o Comandante, o primeiro submarino será recebido pela esquadra brasileira até o final deste ano, enquanto as três outras embarcações serão finalizadas no decorrer de 2022.
A construção de submarinos é tida como indústria estratégica pelo governo brasileiro, posto que impulsiona o desenvolvimento industrial e tecnológico, além de prover treinamento e patrulhamento ostensivo na imensa costa brasileira. O Almirante salientou que esse patrimônio brasileiro é coordenado pelo sistema de gerenciamento da Amazônia Azul.
As informações são da Marinha do Brasil.
Confira todas as novidades das empresas da BIDS
Fique informado sobre as ações das nossas Forças Armadas e de segurança