O Batalhão de Operações Especiais de Fuzileiros Navais, Batalhão “Tonelero”, unidade da Força de Fuzileiros da Esquadra, realizou, em 10 de maio, adestramento de salto paraquedista semiautomático no mar, incluindo o lançamento de uma embarcação de desembarque pneumática, seguida de uma Equipe de Comandos Anfíbios.
O lançamento de Comandos Anfíbios com uma embarcação pneumática, a partir de uma aeronave de asa fixa, garante à Marinha a capacidade de executar Operações Especiais em terra, a partir do mar, em curto espaço de tempo e a grandes distâncias. Essa capacidade representa uma importante mobilidade estratégica das Forças de Operações Especiais do Corpo de Fuzileiros Navais em prol do Poder Naval, reforçando suas capacidades anfíbias e expedicionárias.
O adestramento contou com a parceria do 1º Esquadrão do 15º Grupo de Aviação, Esquadrão “Onça”, da Força Aérea Brasileira
O lançamento foi realizado na enseada do Centro de Avaliação da Ilha da Marambaia, Rio de Janeiro (RJ), e contou com a parceria do 1o Esquadrão do 15o Grupo de Aviação, Esquadrão “Onça”, da Força Aérea Brasileira, e com o apoio do Batalhão de Dobragem, Manutenção de paraquedas e Suprimento pelo Ar, do Exército.
Adestramento
O Batalhão de Operações Especiais de Fuzileiros Navais, Batalhão “Tonelero”, realizou, no período de 26 a 30 de abril, o Adestramento de Infiltração por Embarcação de Desembarque Pneumática (EDPn), no Centro de Avaliação da Ilha da Marambaia e no Centro de Avaliação do Exército.
Durante o exercício, os Comandos Anfíbios realizaram os seguintes adestramentos: Natação diurna e noturna com implemento; Entrada e Saída de Arrebentação; Operação de Motores de Popa, Escola de Embarcação e navegação e infiltração noturna. O evento contou com o efetivo de 86 militares, sem nenhum registro de incidente.
Visando à prevenção à proliferação da Covid-19, foram adotadas as medidas sanitárias dos protocolos em vigor.
As informações são da Marinha do Brasil.
Confira todas as novidades das empresas da BIDS
Fique informado sobre as ações das nossas Forças Armadas e de segurança