O Grupamento de Fuzileiros Navais de Brasília (GptFNB) conduziu, entre 19 de março e 29 de abril, o Estágio de Qualificação em Operações no Cerrado (EQ-OpCer), com a finalidade de suplementar a habilitação técnico-profissional dos combatentes recém-chegados ao Cerrado brasileiro.
Vinte e cinco militares concluíram o Estágio, que proporcionou conhecimentos básicos de combate naquele ambiente. O adestramento, específico para tarefas atinentes à missão do GptFNB, incluiu atividades como Técnicas de Vida no Cerrado, Primeiros Socorros em Ambiente de Cerrado, Patrulha Naval e GVI/GP, Técnicas de Orientação no Cerrado, Técnicas Especiais, Segurança de Áreas, Instalações e Dignitários, Controle de Distúrbio e Operações no Cerrado.
Eles também participaram de atividades extracurriculares complementares, como Combate a Incêndio Florestal, conduzida pelo Grupamento de Proteção Ambiental do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal; Instruções sobre Fauna, Flora e Crimes Ambientais, ministradas pelo Batalhão de Polícia Militar Ambiental e pelo Batalhão de Policiamento Rural; e Operações com Aeronaves.
O estágio é fundamental para tornar o GptFNB a OM da Marinha do Brasil por excelência vocacionada para Operações no Cerrado, e detentora de conhecimentos específicos do segundo maior bioma do Brasil.
Adestramento
O Batalhão de Operações Especiais de Fuzileiros Navais, Batalhão “Tonelero”, realizou, no período de 26 a 30 de abril, o Adestramento de Infiltração por Embarcação de Desembarque Pneumática (EDPn), no Centro de Avaliação da Ilha da Marambaia e no Centro de Avaliação do Exército.
Durante o exercício, os Comandos Anfíbios realizaram os seguintes adestramentos: Natação diurna e noturna com implemento; Entrada e Saída de Arrebentação; Operação de Motores de Popa, Escola de Embarcação e navegação e infiltração noturna. O evento contou com o efetivo de 86 militares, sem nenhum registro de incidente.
Visando à prevenção à proliferação da Covid-19, foram adotadas as medidas sanitárias dos protocolos em vigor.
As informações são da Marinha do Brasil.
Confira todas as novidades das empresas da BIDS
Fique informado sobre as ações das nossas Forças Armadas e de segurança