A Safran Eletronics & Defense vem atuando fortemente em pesquisas para desenvolver uma nova geração de motores. A notícia partiu de Olivier Andries, executivo-chefe da empresa. Segundo ele, a base de trabalho é o conceito Propfan, com a qual a empresa trabalha desde 2017.
O Propfan surgiu na década de 1980, que foi adotado pelas companhias aeronáuticas como a tecnologia que iria garantir grande economia de combustível. Com o passar do tempo, as empresas acabaram abandonando o conceito.
Apesar disso, a Safran continuou apostando no Propfan. A diferença entre as concorrentes é que foram adicionadas tecnologias dos motores contemporâneos. O conceito atual tem como base o núcleo do motor M88, que equipa o Dassault Rafale, equipado com rotores contra-rotativos de 4 metros de diâmetro, e uma caixa de engrenagens de redução.
Andries não revelou muitos detalhes do projeto, mas afirmou que um propfan permite um bypass de 30:1, bem mais alta em comparação com os aviões atuais.
O bypass é a diferença entre a quantidade de ar que passa na parte fria do motor (30) e na parte quente (1), e está sendo utilizada ao longo dos anos para permitir uma maior economia de combustível pelos aviões, visto que maior parte da propulsão em motores turbofan é gerada pelo ar frio, que não passa pela queima de combustível no “núcleo quente”.
As informações são do site Mentour Pilot.
Confira todas as novidades das empresas da BIDS
Fique informado sobre as ações das nossas Forças Armadas e de segurança