De 19 a 25 de abril, o Exército Brasileiro, por meio do Comando de Fronteira Jauru/66° Batalhão de Infantaria Motorizado, apoiou a apreensão de 1.073 m3 de madeira serrada e de 457 m3 de toras de madeira nativa no município de Colniza (MT), ação que gerou uma multa no valor de R$ 554.654 para uma empresa que operava na ilegalidade no local. A intervenção ocorreu no contexto da Operação Verde Brasil 2, em um esforço interagências com a Polícia Militar de Proteção Ambiental do Mato Grosso.
As tropas do Exército Brasileiro e da Polícia Militar de Proteção Ambiental do Mato Grosso também realizaram um patrulhamento aéreo com o intuito de localizar áreas desmatadas no Parque Estadual Juruena. Ainda foram realizadas diversas fiscalizações na região com os objetivos de reprimir ilícitos e combater crimes ambientais na região.
A Operação Verde Brasil 2 é coordenada pelo Conselho Nacional da Amazônia, sob a regência do Vice-Presidente da República, em apoio aos órgãos de controle ambiental e de segurança pública; e, desde que foi deflagrada em 11 de maio de 2020, os militares e agentes de órgãos parceiros realizam um trabalho ostensivo de fiscalização, de apoio a órgãos civis e de ações de conscientização da população sobre educação ambiental.
Fiscalização
Entre os dias 19 e 23 de abril, o Exército Brasileiro, por meio da 17ª Brigada de Infantaria de Selva e do 44º Batalhão de Infantaria Motorizado (44º BI Mtz), realizou uma atividade de fiscalização na região rural de Machadinho do Oeste (RO). O objetivo da ação foi reforçar o controle das principais rotas utilizadas pelos caminhoneiros que se deslocam de Rondônia para o estado do Mato Grosso.
Realizada no contexto da Operação Verde Brasil 2, a ação contou com a participação da Polícia Militar (PMRO) e da Polícia Militar Ambiental (PMA) do estado de Rondônia e contribuiu para fomentar a integração e a troca de experiências entre as tropas do Comando Militar da Amazônia e do Comando Militar do Oeste.
Regime de Prontidão
No dia 22 de abril, o 2º Regimento de Cavalaria Mecanizado (2º RC Mec) do Exército realizou exercício no terreno com a participação de um pelotão da Força-Sul, que está em transição para ser certificado como Força de Prontidão (FORPRON).
Além de adestrar, preparar e certificar o efetivo da Forsul/Forpron do 2º RC Mec, essa operação teve por objetivo exercitar e desenvolver os atributos de chefia e liderança das pequenas frações em cenários operacionais.
Durante o exercício, desenvolvido no interior do município de São Borja, foram realizadas manobras de engajamento tático simulado, o que aprimorou as técnicas e procedimentos da tropa nas funções de combate, movimento e manobra, comando e controle.
Operação
No dia 20 de abril, o Comando Conjunto Norte (C Cj N), formado pelo Comando Militar do Norte (CMN), 4º Distrito Naval e Comando Aéreo Norte, identificou uma atividade ilegal de mineração na região da Vila União, em Marabá. A ação ocorreu em apoio à Polícia Federal (PF) dentro da Operação Verde Brasil 2, do Exército, e da Operação Magnesium, do C Cj N, e contou com a participação de militares do 52º Batalhão de Infantaria de Selva sob a coordenação da 23ª Brigada de Infantaria de Selva.
Além de realizar ações repressivas contra delitos ambientais, a Operação Magnesium tem contribuído para a manutenção de energia em áreas estratégicas da Amazônia Legal. Com a presença militar e policial, funcionários da Belo Monte Transmissora de Energia puderam realizar as inspeções necessárias em suas torres de transmissão.
Ações semelhantes garantem o fornecimento de energia para os estados no norte do país, principalmente no Amapá, estado que sofreu dois apagões: um de 21 dias em novembro de 2020 e outro em 8 de abril desse ano. Nesse último caso, a pane foi ocasionada por problemas com a linha de transmissão no trecho do Linhão de Tucuruí, entre Jurupari (PA) e Laranjal do Jari (AP), operada pela Belo Monte Transmissora de Energia. O problema atingiu 15 dos 16 municípios.
As informações são do Exército Brasileiro.
Confira todas as novidades das empresas da BIDS
Fique informado sobre as ações das nossas Forças Armadas e de segurança