O Navio Hidroceanográfico “Cruzeiro do Sul”, subordinado à Diretoria de Hidrografia e Navegação (DHN), realizou, em 19 de abril, o lançamento de uma boia meteoceanográfica nas proximidades do Posto de Oceanográfico da Ilha da Trindade (POIT), mais precisamente nas coordenadas 20° 31′ 0,2″ S e 29° 17′ 0,3″ W e na profundidade de 30 metros. Esta boia faz parte do projeto “Remo Observacional”, uma parceria entre o Centro de Hidrografia da Marinha (CHM) e a Petrobras.
O projeto “Remo Observacional” tem por objetivo gerenciar uma rede de boias meteoceanográficas em apoio aos sistemas de previsão do Atlântico Sul, além de apoiar as atividades offshore da Petrobras.
A boia meteoceanográfica coleta e transmite dados de ondas, ventos e temperatura da superfície do mar em tempo real, apoiando diretamente as atividades operativas do Destacamento do POIT, como também auxiliando na validação de previsões emitidas pelo Serviço Meteorológico Marinho (SMM). Assim, busca-se melhor atender à demanda dos setores da indústria de petróleo e gás, da defesa nacional e da segurança da navegação, permitindo a consolidação do Desenvolvimento Nacional. Os dados estão disponíveis no endereço www.marinha.mil.br/chm/dados-do-goos-brasil/pnboia-mapa.
As informações são da Marinha do Brasil.
Confira todas as novidades das empresas da BIDS
Fique informado sobre as ações das nossas Forças Armadas e de segurança