O Aviso Balizador “Denébola”, meio subordinado ao Centro de Hidrografia e Navegação do Norte (CHN-4), realizou inspeção, de 30 de março a 13 de abril, nos auxílios à navegação da hidrovia do Rio Tocantins, no Pará, importante via navegável do Arco Norte do Brasil.
Na oportunidade, foram inspecionados sinais náuticos complementares, constituídos por boias cegas e painéis de sinalização, no trecho compreendido entre a vila São Benedito (PA) e a cidade de Tucuruí (PA), bem como os existentes nos acessos e no canal de navegação das eclusas n° 1 e n° 2 da Usina Hidrelétrica de Tucuruí, ambos atualmente sob responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes.
Foi realizada visita técnica no balizamento destinado à demarcação do perímetro de segurança dos vertedouros, a montante e a jusante da barragem da Hidrelétrica de Tucuruí, cuja responsabilidade de implementação e manutenção compete à empresa Eletrobras-Eletronorte.
Por fim, uma equipe técnica de hidroceanografia do CHN-4 efetuou reconhecimento, inspeção e nivelamento geométrico nas Estações Fluviométricas localizadas na cidade de Tucuruí e no distrito de Nazaré dos Patos (PA), com o objetivo de aperfeiçoar o monitoramento das cotas fluviais e, assim, possibilitar o aprimoramento do estudo sobre a batimetria local.
Tal iniciativa é parte dos esforços conjuntos da Marinha e demais agências governamentais na busca por operacionalizar a hidrovia do Rio Tocantins, que, em virtude de possuir seu curso d’água inserido na maior região produtora de grãos do País, tem potencial para se transformar no principal corredor de escoamento do eixo Centro-Norte brasileiro. As informações são da Marinha do Brasil.
Confira todas as novidades das empresas da BIDS
Fique informado sobre as ações das nossas Forças Armadas e de segurança