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NOTÍCIAS

Atech conecta pessoas e ideias em Fórum sobre o futuro da mobilidade, segurança e inteligência artificial

A Atech, empresa do Grupo Embraer, realizou na quinta-feira, 24 de abril, o Fórum Atech de Inovação 2025, em São Paulo. O evento se propôs a debater como a Atech vem trabalhando a inovação e a importância das parcerias para criar um ecossistema de negócios competitivo...

IACIT firma parceria com Meteomatcs e entra no mercado de Meteodrones

A IACIT, empresa líder em inovação, firmou uma parceria com a empresa Suíça Meteomatics, especializada em soluções meteorológicas avançadas. O acordo prevê a distribuição no Brasil do Meteodrone, um drone desenvolvido para medições atmosféricas em alta precisão,...

Atech apresenta tecnologia de ponta no Drone Policial

A Atech, empresa brasileira do Grupo Embraer, participa nos dias 18, 19 e 20 de março, do III Drone Policial - Seminário de Boas Práticas com Drones na Segurança Pública, em Foz do Iguaçu, no Paraná. Durante o evento, que reúne agentes das Forças de Segurança Pública...

Frente Parlamentar para a Colaboração em Segurança Pública, Defesa e Desenvolvimento Nacional é lançada na Alesp

Evento reforça a importância da Base Industrial de Defesa e Segurança e seu impacto na economia A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo realizou, na tarde de segunda-feira (10), o lançamento da Frente Parlamentar para a Colaboração em Segurança Pública, Defesa...

Kryptus amplia estrutura de SOC em Brasília para reforçar segurança cibernética dos setores público e privado

Identificar vulnerabilidades de rede e simular cenários de risco estão entre as principais competências do centro de operações A Kryptus, multinacional brasileira especializada em criptografia e segurança cibernética, concluiu a reestruturação do seu Centro de...

Marinha atua no combate a crimes transfronteiriços e ambientais no Acre

Navio-Patrulha Fluvial “Amapá” realizou operações interagências ao longo do Rio Juruá, na fronteira noroeste do País A Marinha do Brasil (MB) incrementou a presença do Poder Naval na fronteira noroeste do País, mais especificamente no Rio Juruá, no estado do Acre. Por...

Curso de Engenharia da AMAN capacita cadetes em atividades de mergulho

Os discípulos de Vilagran Cabrita cumprem uma carga horária de 50 horas de instruções teóricas e práticas, abordando o uso de equipamentos autônomos, física e fisiologia do mergulho, doenças hiperbáricas e procedimentos de busca e recuperação subaquática. A equipe da...

ABIMDE participa de reunião sobre o Termo de Licitação Especial

O encontro reuniu a ABIMDE, o DEPROD e o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos A ABIMDE segue comprometida em fortalecer o diálogo entre indústria, governo, Forças Armadas e instituições de pesquisa, buscando soluções que impulsionem a inovação, o...

Taurus expõe produtos na feira IWA Outdoor Classics 2025, na Alemanha

A Taurus, multinacional brasileira e maior vendedora de armas leves do mundo, esteve presente na IWA Outdoor Classics 2025, maior feira na Europa voltada aos mercados de caça, tiro esportivo, equipamentos para atividades ao ar livre e segurança. O evento aconteceu de...

Fuzileiros Navais celebram 217 anos de história e de prontidão operativa

Viatura lançadora do Míssil Antinavio Nacional (MANSUP) foi uma das sensações do evento na Fortaleza de São José O Corpo de Fuzileiros Navais (CFN) celebrou, na sexta-feira (7), 217 anos de história e de prontidão operativa, em evento realizado na Fortaleza de São...

O Treinamento de Procedimentos de Emergência ministrado pela EFAI é largamente conhecido e reconhecido pela comunidade de asas rotativas do Brasil. O treinamento já foi ministrado para pilotos de outros países latino-americanos como Argentina, Chile e Venezuela. Também, e em maior escala, o treinamento já foi ministrado para pilotos da Esquadra de Helicópteros da Polícia Nacional de Angola (atualmente, Unidade de Aviação da Polícia Nacional), que forma e recicla seus pilotos na EFAI desde 2006. Agora, a atividade chega ao Grupamento Tático Aéreo do Amapá .

Fundado em junho de 2006, o Grupamento Tático Aéreo do Amapá – GTA-AP, vinculado à Secretaria de Justiça e Segurança Pública do Estado, está sediado no aeroporto de Macapá.

A Unidade, composta por tripulantes membros da Polícia Civil, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, opera de forma coordenada realizando missões policiais, de combate a incêndios e resgate aeromédico. O GTA-AP teve suas atividades paralisadas em 2010, retomando o cumprimento de suas missões em prol da população Amapaense em dezembro de 2015, após a aquisição pelo Governo do Estado de um helicóptero modelo HB350 B2, o Gavião Uno.

O cumprimento a bom termo da gama de missões atribuídas ao GTA-AP depende fortemente do treinamento de seus tripulantes, e há que se lembrar que emergências acontecem independentemente da tarefa que está sendo cumprida. Assim, além do treinamento específico para cada tipo de missão, os pilotos devem estar preparados para conduzir a aeronave para um pouso seguro após uma falha total de potência ou de qualquer outro sistema.

Contribuindo para o aprimoramento técnico dos pilotos do GTA-AP, a EFAI recebeu em sua sede, no período de 22 a 26/02, a primeira turma de pilotos daquela UAP para a realização do Treinamento de Procedimentos de Emergência (TPE).

Foram realizados treinamentos de falha do sistema hidráulico, trabalhada com o pouso corrido e com pouso a partir do voo pairado com este sistema inoperante; falha do governador, efetuando tanto o pouso quanto a arremetida com esse sistema degradado; pouso sem a utilização dos pedais simulando a falha do comando de passo e falha do acionamento do rotor de cauda, sendo neste último caso realizado o pouso em autorrotação sem a utilização dos pedais. Foram, ainda, realizados treinamentos de pouso em autorrotação com o motor desengranzado até a parada completa da aeronave no solo (simulação da condição real de perda de motor), sendo essas realizadas a partir de uma condição de voo cruzeiro com pouso em frente ou com curvas de 90º, 180º e 360º; durante a decolagem, desde o pairado dentro do efeito solo até 60 Kt com incrementos de 10 Kt; no pairado fora do efeito solo; durante o taxi e durante a aproximação.

Concluído o treinamento dessa primeira turma, composta por 3 pilotos, foram voadas 9,0 horas e realizados 122 pousos, sendo 70 em autorrotação.

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