Na semana de 5 a 9 de abril, no 29º Batalhão de Infantaria Blindado em Santa Maria (RS), foi realizado o Estágio de Morteiro Pesado 120mm. Coordenado pela Artilharia Divisionária da 3ª Divisão de Exército, o estágio teve o objetivo de capacitar os integrantes da 3ª Divisão de Exército e da 6ª Divisão de Exército a operar o morteiro pesado 120mm e cumprir as missões de tiro. Durante a semana, foram desenvolvidas as instruções de entrada em posição, pontaria, técnica de tiro (cálculo do tiro) e observação de tiro (correção de tiro).
O morteiro pesado 120mm possibilita aumentar de forma considerável o poder de fogo das diversas organizações militares das armas de Infantaria, Cavalaria e Artilharia. O armamento é desenvolvido e fabricado pelo Sistema de Ciência e Tecnologia do Exército Brasileiro.
O evento contou com a presença do Comandante da Artilharia Divisionária, General de Brigada Sergio Rezende de Queiroz, Comandante da 6ª Brigada De Infantaria Blindada, General de Brigada Luiz Alberto Cureau Júnior e do Tenente-Coronel Sylvio de Souza Ferreira, Comandante do 29º Batalhão de Infantaria Blindado.
Infraestrutura ferroviária
Na segunda quinzena de março, o 2º Batalhão Ferroviário do Exército, por meio do Centro de Instrução de Engenharia (CIEng), realizou o Estágio de Capacitação Técnica em Infraestrutura Ferroviária. Coordenado pelo Departamento de Engenharia de Construção (DEC), o estágio contou com a participação de militares e servidores civis de diversas organizações militares do Exército Brasileiro.
O objetivo da atividade foi adestrar oficiais, praças e servidores civis das organizações militares do Sistema de Obras de Cooperação (SOC) para o desempenho das funções de coordenação técnica e operacional de execução de obras e de serviços nas frentes de trabalho de obras ferroviárias.
Durante o estágio, foram abordados assuntos como conceitos e fundamentos de obras ferroviárias; planejamento, gestão e controle de uma obra ferroviária; segurança e meio ambiente; atividades interdisciplinares; e conhecimento técnico sobre os equipamentos utilizados em todo o processo de construção ferroviária.
A atividade compreendeu, ainda, uma visita de instrução aos lotes 6 e 7 da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL), localizados no município de São Desidério, no estado da Bahia. Fruto de uma parceria firmada entre a VALEC Engenharia, Construções e Ferrovias S.A. e o Exército Brasileiro, a visita de instrução, ocorrida entre os dias 22 e 24 de março, foi realizada com o objetivo de aprimorar o desempenho dos estagiários na coordenação e na construção de ferrovias. As informações são do Exército Brasileiro.
Confira todas as novidades das empresas da BIDS
Fique informado sobre as ações das nossas Forças Armadas e de segurança