No dia 8 de abril, foi realizada, no 34º Batalhão de Infantaria Mecanizado (34º BIMec), a XXIX Reunião Regional de Intercâmbio Militar (RRIM) entre o Brasil e o Paraguai. A atividade faz parte da agenda de relacionamento internacional do Exército Brasileiro com países fronteiriços. Nela, foram tratados assuntos de segurança na área fronteiriça e debatidas atividades de cooperação entre os dois Exércitos. Ao final da reunião, foi assinado o termo de entendimento entre os dois Exércitos.
A delegação do Exército Brasileiro foi chefiada pelo Comandante 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada, General de Brigada Cláudio Henrique da Silva Plácido, e a delegação do Exército Paraguaio foi chefiada pelo Comandante da 3ª Divisão de Infantaria, General de Brigada Juan Ramon Mendoza Otaño. Também participaram do evento representantes do Gabinete do Comandante do Exército, do Comando Militar do Sul e do Comando Militar do Oeste.
Coordenação
No dia 18 de março, delegações de militares dos Exércitos Brasileiro e Paraguaio encontraram-se na cidade de Foz do Iguaçu (PR) para a realização da primeira Reunião de Coordenação do Exercício Combinado Paraná III.
O encontro foi promovido pela 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada (15ª Bda Inf Mec) e teve por objetivo realizar o planejamento combinado de um exercício militar entre os exércitos dos dois países, além de promover a troca de experiências e conhecimentos na área de defesa.
O Comandante da 3ª Divisão de Infantaria Paraguaia, General de Brigada Juan Ramon Mendoza Otaño, bem como sua comitiva foram recebidos na Ponte Internacional da Amizade, que liga os dois países. Posteriormente, as delegações seguiram para o 34º Batalhão de Infantaria Mecanizado, organização militar que sediou o encontro.
O Comandante da 15ª Bda Inf Mec, General de Brigada Cláudio Henrique da Silva Plácido, realizou a abertura do evento com uma apresentação institucional sobre o Exército Brasileiro e sobre as atividades da brigada e, logo em seguida, passou a palavra ao seu oficial de operações, que apresentou a proposta de funcionamento do adestramento combinado entre os dois exércitos. As informações são do Exército Brasileiro.
Confira todas as novidades das empresas da BIDS
Fique informado sobre as ações das nossas Forças Armadas e de segurança