Entre os dias 5 e 9 de abril, o Centro de Adestramento-Sul do Exército (CA-Sul) iniciou o ciclo de apoio à certificação da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada (4ª Bda C Mec) como Força de Prontidão. Para isso, o exercício de simulação virtual de combate foi aplicado na Força-Tarefa 4º Esquadrão de Fuzileiros Blindados do 20º Regimento de Cavalaria Blindado (20º RCB). Nas próximas semanas, o CA-Sul receberá outras três subunidades da Força de Prontidão (FORPRON).
No exercício, os quadros, os motoristas e os atiradores das guarnições de viaturas blindadas da força-tarefa puderam se adestrar num ambiente tático de imersão, proporcionado pelo software Virtual Battlespace 3. Esse software de simulação de combate é amplamente utilizado para o adestramento de exércitos de países como os Estados Unidos e a Alemanha.
O exercício de simulação virtual tem por finalidade o adestramento de frações, com foco na correta exploração rádio, no emprego tático do armamento coletivo e das viaturas blindadas em operações ofensivas e defensivas. A atividade é, ainda, a oportunidade para a prática das técnicas, táticas e procedimentos adotados em situação de combate. O emprego da simulação virtual busca levar a tropa adestrada a situações o mais próximo possível da realidade, contribuindo significativamente para a preparação da tropa para os exercícios no terreno com simulação viva, que serão realizados para completar a certificação das tropas das Forças de Prontidão do Exército Brasileiro.
As informações são do Exército Brasileiro.
Confira todas as novidades das empresas da BIDS
Fique informado sobre as ações das nossas Forças Armadas e de segurança