No dia 25 de março, quarto dia da Operação ADEREX-Aeronaval, os militares da Marinha do Brasil e os meios da Esquadra seguem em constante evolução do nível de adestramento, em particular do binômio navio x aeronave.
Durante a Operação ADEREX é possível empregar os meios e militares em atividades reais, como: esclarecimento dos navios mercantes, plataformas, eventuais poluições hídricas e destroços em águas jurisdicionais brasileiras, além de exercícios de pick-up e VERTREP, que futuramente podem ser empregados no transporte de armamento, gêneros alimentícios e hospitalares.
O Comando da Força Aeronaval participa da operação com o emprego de cinco Esquadrões, sendo eles: 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (EsqdHU-1), 2º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral, 1º Esquadrão de Helicópteros Antissubmarino (EsqdHS-1), 1º Esquadrão de Esclarecimento e Ataque e o 1º Esquadrão de Aviões de Interceptação e Ataque, e o Comando da Força de Superfície com os meios: Navio-Aeródromo Multipropósito (NAM) “Atlântico” e as Fragatas “União” e “Independência”.
Operação Verde Brasil
O Navio-Auxiliar “Pará”, subordinado ao Comando do 4º Distrito Naval, reforçou, no período de 17 a 22 de março, as ações da Operação “Verde Brasil II” na área do Rio Pará, Região dos Estreitos e Portel, no interior do Pará, onde foram realizadas Inspeção Naval, patrulha naval e patrulhamento.
Com o propósito de prevenir e reprimir delitos ambientais na Amazônia Legal, foram inspecionadas 24 embarcações, sendo cinco notificadas e três apreendidas, incluindo uma embarcação em que um dos tripulantes portava arma de fogo ilegalmente, o qual foi conduzido à Delegacia da Polícia Civil de Breves (PA) para prestar esclarecimentos. Além dessas ações, os aquaviários receberam orientações das equipes de Inspeção Naval quanto às medidas de prevenção à Covid-19 e sobre a Segurança do Tráfego Aquaviário. As informações são da Marinha do Brasil.
Confira todas as novidades das empresas da BIDS
Fique informado sobre as ações das nossas Forças Armadas e de segurança