No período de 1° a 13 de março, o 51º Batalhão de Infantaria de Selva (51º BIS) realizou o Estágio de Adaptação à Vida na Selva (EAVS) para 23 militares (oficiais e sargentos recém-chegados à organização militar) e 5 agentes dos órgãos de segurança pública (Polícia Rodoviária Federal e Guarda Municipal). O EAVS tem por objetivo proporcionar aos quadros do 51º BIS os conhecimentos básicos para atuar no ambiente operacional amazônico; desenvolver hábitos adequados à sobrevivência na selva; transmitir conhecimentos técnico-profissionais aos futuros instrutores e monitores dos assuntos abordados; e desenvolver a liderança.
Dividido em duas fases de instruções distintas, preparatórias e técnicas, as instruções foram ministradas na área do 51° BIS, em sua maioria nas bases de instrução, destacando-se, dentre elas, obtenção de alimentos de origem animal e vegetal, ofidismo, orientação em ambiente de selva, obtenção de água e fogo, tiro de caça, transporte de feridos, técnicas aquáticas, transposição de cursos d’água, construção de abrigos improvisados, armadilhas de caça e pesca e sobrevivência.
A formatura de encerramento do EAVS ocorreu na Base de Selva Pedro Teixeira, momento em que os estagiários receberam seus certificados das mãos dos instrutores e monitores. Na oportunidade, o Comandante do 51° BIS realizou a entrega de prêmios ao Terceiro-Sargento Jucinei da Silva Costa, que foi considerado o melhor companheiro e, também, o destaque geral do estágio. Durante a realização do EAVS, foram observadas todas as medidas sanitárias de prevenção contra a covid-19.
Montanha
Entre os dias 8 e 11 de março, foi realizado o Estágio Básico de Combatente de Montanha (EBCM) para os militares do Exército Brasileiros recém-chegados à 4ª Brigada de Infantaria Leve de Montanha (4ª Bda Inf L Mth) da Guarnição de Juiz de Fora e Santos Dumont.
O estágio é coordenado pela equipe de instrução do 10º Batalhão de Infantaria Leve de Montanha (10º BIL Mth), com apoio de militares que possuem cursos e estágios na área montanhismo de toda a 4ª Bda Inf L Mth. Durante esse período de formação, os militares foram instruídos e capacitados sobre marchas em montanha, evacuação de feridos, cordas, equipamentos e vestuário, nós e amarrações e técnicas de escalada.
Ao término do primeiro turno de 2021, os concludentes do estágio tornaram-se aptos a combater em ambiente de montanha, contribuindo para aumentar o poder de combate da 4ª Brigada de Infantaria Leve de Montanha, única tropa especializada neste ambiente operacional em todo o Exército Brasileiro.
Exercício
Foi iniciada a terceira fase do Exercício de Certificação do Estado-Maior da Brigada de Infantaria Pára-quedista (Bda Inf Pqdt) como Força de Prontidão da Força Terrestre (FORPRON) e do 1º Batalhão de Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear (1º Btl DQBRN) como módulo especializado da FORPRON. A realização é do Comando de Operações Terrestres do Exército por meio do Comando Militar do Leste. Iniciado no dia 1º de março, o exercício se estenderá até o dia 26.
A primeira fase da certificação consistiu na preparação para o exercício. Já a segunda fase, do dia 8 a 12 de março, compreendeu o Exercício de Simulação Construtiva (Jogo de Guerra) nas instalações do Simulador de Adestramento de Comando e Estado-Maior do Centro de Adestramento Leste.
Próximas fases
Ao logo desta semana, ocorre 3ª fase, nas dependências do Simulador Virtual de Adestramento Tático, no Centro de Adestramento Leste, com o Exercício de Simulação Virtual, onde os comandantes de fração do 27° Batalhão de Infantaria Pára-quedista (27º BI Pqdt) e do 1° Btl DQBRN realizam o combate virtual no terreno por meio do software Virtual Battlespace 3 (VBS 3).
A última fase da certificação, que inicia no dia 22, ocorrerá com a execução do Exercício de Campanha com os dispositivos de simulação de engajamento tático (DSET), onde o Centro de Adestramento Leste, com a finalidade de trazer mais realismo aos diversos problemas militares simulados e outros eventos, empregará os DSET, a equipe de observadores e controladores do adestramento e militares da Força Oponente.
Acompanhando parte da segunda fase, estiveram presentes no local do exercício, no dia 10 de março, o Comandante Militar do Leste, General de Exército José Eduardo Pereira; o Comandante da 1ª Divisão de Exército e Guarnição da Vila Militar/RJ, General de Divisão Kleber Nunes de Vasconcellos; o Chefe do Preparo da Força Terrestre, General de Divisão Marcos de Sá Affonso da Costa; o Comandante da Brigada de Infantaria Pára-quedista, General de Brigada Helder de Freitas Braga; o Comandante da Base de Apoio Logístico do Exército, General de Brigada Alan Denilson Lima Costa; e o Chefe do Estado-Maior do Comando Militar do Leste, General de Brigada Eduardo Tavares Martins. As informações são do Exército Brasileiro.
Confira todas as novidades das empresas da BIDS
Fique informado sobre as ações das nossas Forças Armadas e de segurança