O Comando do 3º Distrito Naval (Com3ºDN) realizou, no dia 15 de março, a entrega de três unidades do equipamento de suporte respiratório emergencial, desenvolvido pelo Projeto “Inspire”, ao Hospital Giselda Trigueiro, em Natal (RN), em ação de enfrentamento à pandemia de Covid-19.
O “Inspire” é um equipamento de baixo custo, desenvolvido a partir de parceria entre a Marinha do Brasil (MB), por intermédio da Diretora-Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha, o Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo e a Universidade de São Paulo (USP) – Escola Politécnica da USP, que tem o objetivo de fornecer uma alternativa econômica e acessível aos equipamentos já existentes no mercado.
O equipamento foi planejado, projetado e desenvolvido por uma equipe multidisciplinar de pesquisadores da USP e da MB para atender, preferencialmente, os casos de Covid-19 e realizar atendimentos em situações adversas e lugares isolados.
O Hospital Giselda Trigueiro, unidade hospitalar para onde foram enviados os aparelhos, é referência nos casos de doenças infectocontagiosas na rede pública de saúde do Rio Grande do Norte.
Pampeiro
O Navio-Patrulha (NPa) “Pampeiro”, subordinado ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Norte, iniciou, em 3 de março, a escolta da balsa com cilindro de oxigênio que abasteceu a cidade de Santarém (PA), como parte final da 2º fase da operação de apoio ao reabastecimento de regiões com elevada demanda pelo insumo em decorrência da pandemia de Covid-19.
Na 1ª fase da operação, que se iniciou em 19 de janeiro, o cilindro da empresa White Martins foi transportado de Santos (SP) até Vila do Conde (PA) pelo Navio-Patrulha Oceânico (NPaOc) “Apa”, sendo abastecido em Belém (PA) com 90 mil metros cúbicos de oxigênio e, em seguida, enviado por balsa até Manaus (AM), sob escolta de navios da Marinha. Após a distribuição do produto aos hospitais da cidade, o tanque retornou a Belém, em 10 de fevereiro, para ser carregado novamente.
Já na 2ª fase, a balsa com o cilindro reabastecido, acompanhada pelo NPa “Pampeiro”, partiu da capital paraense em 24 de fevereiro com destino a Santarém, onde também havia uma escassez de oxigênio. Após abastecer a cidade e contribuir com o sistema de saúde local, a balsa e o “Pampeiro” iniciaram o regresso a Belém, com previsão de atracação dia 6 de março. As informações são da Marinha do Brasil.
Confira todas as novidades das empresas da BIDS
Fique informado sobre as ações das nossas Forças Armadas e de segurança