O Curso de Comandos de Força Aérea (CCFA) 2021, tradicionalmente conhecido como Paracomandos, iniciou suas atividades no dia 08 de março, na Academia da Força Aérea (AFA). O curso é ministrado pelo Esquadrão Aeroterrestre de Salvamento – PARA-SAR e visa a capacitação de militares da Força Aérea Brasileira (FAB).
O CCFA possui duração de três meses e é dividido em três fases: a de seleção em Pirassununga (SP), a técnica em Campo Grande (MS) e a etapa de operações nas localidades do Rio de Janeiro (RJ), Petrolina (PE), Manaus (AM) e Ladário (MS). Os concludentes passarão a integrar o PARA-SAR e estarão aptos para o cumprimento das ações de Força Aérea.
A aula inaugural do curso foi realizada no dia 09 de março com a participação do Vice-Chefe de Operações Conjuntas do Ministério da Defesa, Major-Brigadeiro do Ar Arnaldo Augusto do Amaral Neto; do Chefe da Subchefia de Segurança e Defesa do Comando de Preparo, Brigadeiro de Infantaria Marcelo Rosa Costa; do Comandante da AFA, Coronel Aviador Marcelo Gobett Cardoso; e do Comandante do PARA-SAR, Tenente-Coronel de Infantaria Claudio Porto Antunes da Silva.
O Coordenador do CCFA, Capitão Charlie, explica que o curso tem como objetivo capacitar Oficiais e Sargentos para o planejamento e execuções de operações em prol do Poder Aeroespacial. “Com a edição de 2021 espera-se que o PARA-SAR possa receber novos militares aptos a atuar em diversas missões, tais como: ações diretas, reconhecimento especial e guiamento aéreo avançado”, disse.
O Comandante do Esquadrão, Tenente-Coronel de Infantaria Claudio Porto Antunes da Silva, explicou a importância do curso. “O PARA-SAR atua na Força Aérea como um multiplicador de forças do Poder Aeroespacial, nesse sentido, a capacitação do CCFA se apresenta como essencial, para que o futuro operador possa compor os destacamentos da Unidade”, completou. As informações são da FAB.
Confira todas as novidades das empresas da BIDS
Fique informado sobre as ações das nossas Forças Armadas e de segurança