No dia 5 de março, o 22º Batalhão Logístico Leve Aeromóvel (22º B Log L Amv) do Exército realizou adestramento em infiltração de tropas por helicóptero (técnica chamada de Helocasting) na região do Vale do Paraíba. O objetivo da atividade foi manter o nível de adestramento da tropa da Brigada Aeromóvel.
A técnica do Helocasting consiste em inserir, por helicóptero, pequenas frações e forças de operações especiais em uma área de operações. Também praticada por unidades de infantaria leve aeromóvel, a técnica compreende inserções de tropa em meio marítimo, lacustre ou fluvial. O 22º B Log L Amv é a unidade capacitada para realizar o apoio logístico às tropas da 12ª Brigada de Infataria Leve Aeromóvel.
Ação no Pará
No dia 26 de fevereiro, o Comando Conjunto Norte (CCjN), formado pelo Comando Militar do Norte, do Exército; 4º Distrito Naval, da Marinha; e Ala 9, da Força Aérea Brasileira, realizou reconhecimento aéreo para identificação de possíveis crimes ambientais na região sudoeste do Pará.
O 1° Grupo de Artilharia de Campanha de Selva sobrevoou e registrou áreas com possíveis focos de desmatamento e queimadas. As imagens vão auxiliar na fiscalização da região, além de abastecer a base de dados, monitorar e planejar ações futuras.
O Comando Conjunto Norte assegurou a logística de distribuição e aplicação de 120 doses de vacina contra a Covid-19 para indígenas da aldeia Yuyrareta, no centro-oeste do Amapá. Profissionais do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) do estado também foram transportados pelos militares até o local.
A ação ocorreu na segunda-feira (01), em apoio ao DSEI. Para a missão na localidade, que pertence à terra indígena Waiãpi, foi utilizado helicóptero da Marinha e veículos da 22ª Brigada de Infantaria de Selva, do Exército. Nos próximos dias, os indígenas das aldeias de Auyraretá e Mukuru também serão vacinados. As informações são do Exército Brasileiro.
Confira todas as novidades das empresas da BIDS
Fique informado sobre as ações das nossas Forças Armadas e de segurança