Chegaram à Base Aérea do Galeão (BAGL), no Rio de Janeiro (RJ), nessa segunda-feira (22), as tropas do Exército Brasileiro (EB) mobilizadas no Exercício Operacional Culminating, treinamento combinado entre Brasil e Estados Unidos, realizado no Fort Polk, em Louisiana (EUA).
Para recepcioná-los em solo brasileiro, estavam presentes o Comandante da Brigada de Infantaria Pára-quedista, General de Brigada Helder de Freitas Braga; o Chefe do Centro de Coordenação de Operações Logísticas, o General de Brigada Himario Brandão Trinas; e o Comandante da Ala 11, o Coronel Aviador Renato Alves de Oliveira, acompanhados pelo Comandante da BAGL, Coronel Aviador Alexandre de Carvalho Ribeiro.
Após o desembarque dos militares, o General Helder comentou sobre o Exercício no exterior. “Os companheiros, que representaram o Exército Brasileiro nos Estados Unidos, cumpriram todas as missões com êxito e muitos elogios”, disse.
O Culminating, fase final de uma operação que já era conduzida por cinco anos entre Brasil e Estados Unidos, foi um Exercício Operacional marcado pelo treinamento de aproximadamente 190 militares do Exército Brasileiro em elevada simulação de combate. O exercício contou, ainda, com o apoio da aeronave KC-390 Millennium, pertencente ao Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1º GTT) da Força Aérea Brasileira (FAB), onde foi inaugurada a primeira participação desta aeronave em Exercício no exterior, cumprindo etapas fundamentais para o processo de implantação da aeronave, tais quais: a conclusão da primeira participação em um treinamento com cenários militares e objetivos referentes às práticas de combate, a realização do lançamento de paraquedistas com uma tripulação 100% composta por tripulantes da Força Aérea Brasileira e a participação em um voo de formatura tática com aeronaves militares já consagradas.
O treinamento em conjunto com o Exército Americano, Exército Brasileiro (EB) e Força Aérea Americana teve, entre os objetivos, a preparação de militares e tripulantes para missões de emprego em operações aeroterrestres.
Após um período de quarentena para prevenção da COVID-19 e aclimatação das tropas ao inverno americano, os militares brasileiros participaram de Workshops realizados pelo Exército Estadunidense, com o objetivo de adaptar as companhias do Exército Brasileiro e os tripulantes da aeronave KC-390 aos procedimentos de saltos americanos, além de outras orientações e treinamentos, tendo em vista a complexidade e caráter inédito da missão.
O Coronel Aviador Alexandre comentou sobre a recepção dos compatriotas militares. “Essa missão é de extrema relevância para as Forças Armadas e cumpriu o seu propósito de excelência”, pontuou. As informações são da FAB.
Confira todas as novidades das empresas da BIDS
Fique informado sobre as ações das nossas Forças Armadas e de segurança