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NOTÍCIAS

Novas tecnologias e o futuro da engenharia serão temas de encontro no ITA

São José dos Campos, SP, será palco da segunda edição do Engineering Education for the Future (EEF-2024), que acontece nos próximos dias 16, 17 e 18 de maio, reunindo especialistas do Brasil e do exterior para falar sobre Inteligência Artificial, Internet das Coisas e...

ABIMDE prestigia cerimônia de passagem de chefia do CDS do Exército Brasileiro

Evento, realizado em Brasília, contou com a presença de militares e convidados Na manhã do dia 29 de abril, foi realizada a cerimônia de passagem de chefia do Centro de Desenvolvimento de Sistemas do Exército Brasileiro (CDS), marcando a transição de comando do...

Marinha do Brasil tem seu primeiro Secretário Naval de Segurança Nuclear e Qualidade

Almirante estará à frente da regulação e fiscalização do emprego de energia nuclear em atividades marítimas e navais Em uma cerimônia realizada nesta terça-feira (30), no Salão Nobre do edifício Almirante Tamandaré (EdAT), o Comandante da Marinha, Almirante de...

COTER participa de planejamento de exercício multinacional

No período de 22 a 26 de abril, o Comando de Operações Terrestres (COTER) participou da fase de planejamento do Comando Multinacional Sul, mais alto escalão em presença do Exercício Conjunto Combinado PANAMAX 2024. A PANAMAX é o maior exercício multinacional liderado...

Em Assunção, Ministro José Mucio discute parcerias com autoridades paraguaias

Em solo paraguaio, o Ministro da Defesa, José Mucio Monteiro, se reuniu, nesta quinta-feira (2), com o presidente do Paraguai, Santiago Peña, e com o Ministro da Defesa do país vizinho, Óscar Luís González Cañete. Na ocasião, foram discutidos temas como cooperação...

#SomosABIMDE: Conheça a Planatel

A campanha tem o objetivo de impulsionar a Base Industrial de Defesa e Segurança e divulgar suas capacidades, áreas de atuação, produtos e serviços A Planatel é uma empresa brasileira, representante exclusiva da canadense Dejero, que fornece comunicação móvel em...

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Observatório Militar da Praia Vermelha lança área para discutir tecnologia e defesa

Uma nova área temática – Ciência, Tecnologia e Inovação para a Defesa, Desenvolvimento e Segurança Nacional – foi lançada no Portal do Observatório Militar da Praia Vermelha. A área se dedica a análises holísticas de questões científico-tecnológicas e de suas...

Finep aprova financiamento para a implantação de novo Hub de Inovação em Campinas

Fortalecer o potencial inovador de Campinas, por meio de iniciativas e atividades envolvendo diferentes atores do ecossistema regional de inovação - entre eles, startups, empresas, universidades e instituições de pesquisa, investidores, agentes de fomento, etc. Esse é...

Esquadrões treinam Ressuprimento Aéreo, Assalto Aeroterrestre e Infiltração Aérea

Com sede na Base Aérea de Florianópolis, Exercício visa treinamento das equipagens da Aviação de Transporte Entre os dias 21 de abril e 06 de maio, o 5º Esquadrão de Transporte Aéreo (5º ETA), sediado na Base Aérea de Canoas (RS), e o 3º Esquadrão de Transporte Aéreo...

Por meio de avisos, que são criados, ativados e desativados – conforme a evolução das formações meteorológicas -, empresas aéreas e pilotos recebem a informação necessária para replanejar seus voos.

O sistema SWAP (sigla de Severe Weather Avoidance Plan) passou por uma atualização, entregue no mês de dezembro de 2020, que proporciona mais agilidade aos usuários, isto é, operadores em serviço no Salão Operacional do Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA).

A finalidade do SWAP é dar ciência à comunidade aeronáutica, previamente, acerca de condições meteorológicas severas, como tempestades, temporais, chuvas e nevoeiros localizados, que possam impactar os fluxos de tráfego no espaço aéreo em rota ou área terminal. Por meio de avisos, que são criados, ativados e desativados conforme a evolução das formações meteorológicas, empresas aéreas e pilotos recebem a informação necessária para replanejar seus voos.

Funciona da seguinte forma: o aviso SWAP só é publicado e ativado após passar pela análise de um Gerente de Fluxo, controlador de tráfego aéreo, que utiliza como parâmetros as previsões de demanda para aquele setor e principalmente as previsões dos meteorologistas de serviço no CGNA. Como consequência, os voos previstos para passar pela rota ou terminal impactada têm tempo hábil para reavaliar o planejamento, incluindo gasto de combustível, carga e quantidade de passageiros transportados. As rotas impactadas são divulgadas no AISWEB (na aba Espaço Aéreo, em Playbook de Rotas – SWAP).

A atualização do sistema foi entregue cerca de um ano após a primeira versão e traz melhorias baseadas na experiência e feedbacks dos usuários.

Algumas das novas funcionalidades são:

  • integração com outros softwares de aplicação por meio de API;
  • gerenciamento de usuários, distribuídos pelos seguintes perfis: administrador, operacional e relatórios;
  • melhoria na disponibilização de relatórios de processamento das mensagens SWAP;
  • ferramenta de gerenciamento de destinatários dos e-mails cadastrados, que recebem em tempo real informações dos status das mensagens;
  • download em PDF das mensagens independente da data de publicação;
  • melhoria no Dashboard SWAP, com exibição das mensagens de dias retroativos de forma histórica e pesquisa por protocolo de mensagem;
  • ferramenta de edição dos textos das mensagens padrão predefinidas, em português e inglês.

O sistema SWAP, assim como o AISWEB, são desenvolvidos pela Assessoria de Transformação Digital (ATD) do DECEA, que disponibiliza, ainda, material de apoio aos usuários na Central de Ajuda do DECEA.

Rotas de contingência

Outra novidade diz respeito às Rotas de Contingência, disponibilizadas no AISWEB (na aba Espaço Aéreo, em Playbook de Rotas – Plano de Contingência). O Plano de Contingência é ativado em caso de interrupção parcial ou total dos serviços ATS, com o objetivo de preservar a fluidez e a segurança do tráfego aéreo.

As rotas disponibilizadas se referem a contingência total ou parcial. Desde o dia 30 de dezembro de 2020, data em que a funcionalidade foi disponibilizada, 763 foram cadastradas.

Uma das vantagens desse produto digital é a possibilidade de divulgar as rotas de contingência sem a necessidade de se aguardar um novo ciclo AIRAC e, também, a possibilidade de realizar a busca a partir de terminal (TMA), FIR ou aeródromo de partida e de origem. As informações são do DECEA.

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