A Marinha do Brasil (MB) e a Polícia Federal (PF), em coordenação com o Centro de Análise e Operações Marítimas – Narcótico (MAOC-N), sediado em Lisboa, Portugal, o Drug Enforcement Administration (DEA/EUA) e o National Crime Agency (NCA/Reino Unido), interceptaram, no dia 14 de fevereiro, uma embarcação carregada com cocaína em águas jurisdicionais brasileiras. A ação antidrogas ganhou forte repercussão internacional dado o sucesso da operação dos agentes brasileiros.
A operação antidrogas é decorrente da troca de informações entre as agências, com a identificação do transporte de grande quantidade de cocaína em um veleiro catamarã que teria partido do Brasil, tendo como destino a Europa.
As ações envolveram pessoal e material da PF e da MB, com o emprego do Navio-Patrulha Oceânico (NPaOc) “Araguari”, que realizou a interceptação e apreensão da embarcação a cerca de 270 quilômetros da costa de Recife (PE). No interior da embarcação, foram presos cinco tripulantes brasileiros, todos conduzidos à Superintendência da Polícia Federal no Estado de Pernambuco.
A embarcação que carregava os entorpecentes foi escoltada pelo NPaOc “Araguari” até o Porto de Recife (PE), onde atracou no dia 16 de fevereiro.
A ocorrência, que também contou com o apoio do Centro Integrado de Segurança Marítima da Marinha (CISMAR), reforça diretrizes dos órgãos responsáveis pelo combate a crimes transnacionais no País quanto à mútua cooperação e troca de informações com outras instituições internacionais, visando à identificação de grandes organizações criminosas que atuam no Brasil.
A ação também realça a efetividade e a importância no aprimoramento do Sistema de Gerenciamento da Amazônia Azul, cuja missão de monitorar e controlar os 5,7 milhões de quilômetros quadrados das águas jurisdicionais brasileiras requer intensa e contínua integração. As informações são da Marinha do Brasil.
Confira todas as novidades das empresas da BIDS
Fique informado sobre as ações das nossas Forças Armadas e de segurança