Como parte do pacote inicial “Ferrovias digitais da Alemanha”, a Deutsche Bahn, empresa de transportes do país, está equipando a região de Stuttgart com um sistema de sinalização digital (DSTW*), o Sistema Europeu de Controle de Trens (ETCS*) e Operações Automáticas de Trens (ATO*) com maquinista. No fim de novembro de 2020, a Thales venceu a concorrência para implantar os módulos 1 e 2 do projeto “Entroncamento Digital de Stuttgart” até ao fim de 2025. O contrato no valor de cerca de € 127 milhões abrange a instalação do sistema de sinalização digital, instalação de ETCS, trabalhos preliminares para implementar operações automáticas laterais aos trilhos e do Sistema de Gestão de Capacidade e Tráfego (CTMS*), um moderno ambiente de tecnologia e operação, com mais de 6 mil marcadores eletrônicos de quilômetros (balises), mais de 1,3 mil pontos de contagem de eixos e cerca de 650 máquinas pontuais.
“O primeiro entroncamento digital na Alemanha será referência a outras regiões metropolitanas da Europa nos próximos anos. Com a Deutsche Bahn AG, DB Netz AG, DB Projekt Stuttgart-Ulm GmbH e todos os participantes do projeto, temos o prazer de ajudar a conceber o plano para futuros projetos de digitalização”
O “Entroncamento Digital de Stuttgart”, parte do programa “Ferrovias Digitais da Alemanha”, que acrescentar até 20% de capacidade extra à rede ferroviária. O projeto inclui uma importante parceria de inovação para a Thales Germany com a Deutsche Bahn para o desenvolvimento e co-design de novas tecnologias de ponta.
A partir de 2025, os trens de longa distância, regional e tráfico S-Bahn (sistema de trens rápidos) no entroncamento de Stuttgart irão viajar em uma rede equipada com a mais recente tecnologia digital. Além de uma nova estação principal e outras estações, mais de 100 km de trilhos serão equipados com a tecnologia de sinalização digital, o ETCS e as operações altamente automatizadas. Assim, Stuttgart é a origem e o projeto original de digitalização de toda a rede ferroviária alemã, programada para ser concluída quase em sua totalidade até 2035.
O projeto “Entroncamento Digital de Stuttgart” também é um passo importante para o futuro para o desenvolvimento do S-Bahn. O sistema de sinalização mais moderno da Alemanha irá controlar, no futuro, as mais curtas sessões de blocos já implantadas, de apenas 30 metros de comprimento. Logo, os trens S-Bahn irão viajar em uma sucessão mais próxima do que em qualquer lugar na Alemanha até agora. Isto não apenas reduz e elimina melhor os atrasos, mas também permite que mais trens trafeguem muito mais do que hoje – com segurança e sem ter que construir um único metro de trilhos a mais.
Confira todas as novidades das empresas da BIDS
Fique informado sobre as ações das nossas Forças Armadas e de segurança