No dia 5 de fevereiro, um ferry boat do Centro de Embarcações do Comando Militar da Amazônia (CECMA) do Exército Brasileiro seguiu em direção a Juruti, no oeste do Pará, para auxiliar o transporte de bens apreendidos pela Polícia Federal relativos a ilícitos ambientais. O material será deslocado para Manaus.
Realizada no contexto da Operação Verde Brasil 2, a ação é executada pela Força-Tarefa Conjunta Integrada General Rodrigo Octávio, que é subordinada ao Comando Conjunto da Amazônia. Embarcaram para a ação militares do CECMA, do Parque Regional de Manutenção da 12ª Região Militar e da Companhia de Comando do 2º Grupamento de Engenharia (2º Gpt E).
Acompanharam a desatracação do ferry boat o Comandante do 2º Grupamento de Engenharia, General de Brigada Marcelo Pereira Lima de Carvalho; o Comandante do CECMA, Tenente-Coronel Anderson Siqueira da Silva; e oficiais do CECMA e do 2º Gpt E.
Ação no Acre
O 7º Batalhão de Engenharia de Construção (7º BEC) transportou, ao longo do mês de janeiro, 1000 toneladas de brita, além de diversos equipamentos e viaturas, de Rondônia até o Acre, para apoiar a reforma e ampliação do Aeródromo de Santa Rosa do Purus (AC). A atuação da Engenharia do Exército foi de grande valia na operação.
Na primeira etapa da ação, chamada Operação Alto Purus, foram 472 km desde Vista Alegre do Abunã (RO), onde fica a pedreira, até a cidade de Manoel Urbano (AC), onde está o ponto de apoio da operação. A partir desse ponto, o transporte deixou de ser terrestre e os insumos foram embarcados em balsas e navegaram o Rio Purus até o destino, Santa Rosa do Purus. Foram necessárias cinco balsas para transportar o material por sete dias de navegação em ambiente amazônico. Durante o mês de janeiro, cada balsa fez esse deslocamento duas vezes.
A Engenharia do Exército continuará o apoio nos próximos meses, intensificando o transporte para aproveitar o período de cheia do Rio Purus.
Atuação em Manaus
Entre os dias 22 e 26 de janeiro, o 3º Batalhão de Suprimento recebeu e transportou equipamentos hospitalares destinados ao combate à covid-19 em Manaus. Nos dias 22 e 23, primeira etapa da missão, foi realizado o transporte de respiradores e equipamentos de Unidade de Terapia Intensiva. Na segunda etapa, que ocorreu no dia 26, foram transportadas mil máscaras tipo Faceshield.
Todos os materiais foram entregues na Base Aérea de Canoas (RS) e embarcados em uma aeronave C95 Bandeirante para o Hospital Militar de Área da capital amazonense. A missão ocorreu com a colaboração do Comando Militar do Sul, 3º Região Militar, 3º Grupamento Logístico e da Base Aérea de Canoas (ALA-3). As informações são do Exército Brasileiro.
Confira todas as novidades das empresas da BIDS
Fique informado sobre as ações das nossas Forças Armadas e de segurança